Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

Programa Cientificamente Provável
Por Virgínia Amado (Professora), em 2020/04/20455 leram | 0 comentários | 129 gostam
No passado dia 28/02/2020, na Escola Secundária Henrique Medina, os alunos do 9.ºB, C ,D, do 10.º A, D e 11.º D participaram na atividade “ CEB na Escola/ Interação com os investigadores ” no âmbito do programa Cientificamente Provável.
Esta iniciativa, parceria entre a Biblioteca Escolar e a Universidade do Minho, foi dinamizada por quatro investigadores do Centro de Engenharia Biológica, CEB, que se deslocaram à nossa Escola para partilharem os seus conhecimentos e a investigação que desenvolvem no Departamento de Engenharia Biológica. Nesta unidade de investigação, os investigadores trabalham em microescala no sentido de obter produtos e processos com aplicabilidade a nível industrial, para melhorar a Saúde, a Segurança e o Ambiente.
Assim, ficamos a conhecer os processos de eliminação e reutilização dos resíduos de forma sustentável. A título de exemplo, a urina pode ser utilizada para produzir energia eléctrica e os alimentos podem ser cozinhados com recurso a um sistema de aquecimento Óhmico, evitando a utilização de cozedura convencional.
O referido processo permite maior eficiência energética à dos processos tradicionais, e ainda apresenta baixo impacto ambiental. Um dos investigadores destacou ainda que uma das grandes preocupações mundiais é não haver alimento para toda a Humanidade, cuja taxa atual de crescimento populacional está a aumentar cerca de 1% por ano. Assim, em laboratório estão a ser produzidos alimentos com o mesmo valor nutricional, e alargados à escala industrial para suprir essas necessidades.
Quanto à Saúde, no CEB, está a ser desenvolvido, através de microrganismos, um novo método para substituir os antibióticos.
Por último os investigadores divulgaram os diversos cursos existentes no CEB, relacionados com a Biologia, a Química e a Física, assim como as diferentes valências que os mesmos cursos apresentam e as atividades desenvolvidas nesse mesmo Centro. Tratou-se, assim, de um momento muito enriquecedor para todos os presentes que puderam alargar conhecimentos, esclarecer curiosidades e abrir novas possibilidades relativamente às suas escolhas futuras.
Em súmula, a participação neste tipo de atividades torna-nos, sem dúvida, cidadãos mais conhecedores, sabedores, cultos, informados e críticos.
(Texto elaborado por alunos do 10.ºD)


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe