Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

2.º TAS ensina a lavar as mãos
Por Ana Maria Pinto (Professora), em 2020/04/07824 leram | 0 comentários | 462 gostam
A turma do 2.º ano, do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde (TAS), participou no projeto “Cuidados Básicos de Higiene”.
Este projeto surgiu numa parceria do curso TAS com a Câmara Municipal de Esposende e o ACES Cávado III Barcelos/Esposende, mais concretamente com o projeto Municipal de Combate ao Insucesso Escolar “Rumo ao Sucesso” e a Unidade de Cuidados à Comunidade (UCC) Convidasaúde, respetivamente.
A professora Ana Pinto, Diretora do Curso Profissional TAS, a professora Catarina Dantas, Coordenadora da valência das Ciências Experimentais, inserida no projeto “Rumo ao Sucesso” e a enfermeira Leonor Rosa, elemento da equipa de Saúde Escolar, pertencente à UCC Convidasaúde, foram as responsáveis por todas as etapas inerentes à operacionalização do projeto “Cuidados Básicos de Higiene”.
A génese deste projeto surgiu da perceção, por parte das dinamizadoras, da necessidade de realizar atividades escolares, ao nível do 1.º e 2.º ciclos de escolaridade, associando as vertentes práticas e de sensibilização, com o propósito de promover a aquisição de hábitos de saúde, nomeadamente, cuidados de higiene diários.
Numa primeira etapa, foi necessário efetuar uma análise aos programas curriculares lecionados no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, mais concretamente na área disciplinar de Estudo do Meio, na disciplina de Ciências Naturais e na componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento. Assim, fazendo uma interseção entre as unidades temáticas estudas, neste âmbito, pelo público alvo, considerámos que seria pertinente colocar em ação atividades relativas à higiene das mãos e à saúde oral.
A preparação dos alunos do curso profissional TAS, como intervenientes ativos neste processo, constituiu a segunda fase do projeto. Deste modo, na disciplina de Higiene, Segurança e Cuidados Gerais (HSCG), a professora Ana Pinto desenvolveu um trabalho prévio de forma a que os alunos consolidassem os conceitos e as técnicas essenciais a transmitir/exemplificar aquando as deslocações às escolas do 1.º e 2.º ciclo.
Neste contexto, a turma 2.º TAS preparou um leque diversificado de estratégias a serem desenvolvidas com os alunos do 1.º Ciclo alusivas às técnicas de higienização das mãos, tendo por base as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e as Normas da Direção Geral de Saúde (DGS).
Após divulgação do Projeto “Cuidados Básicos de Higiene” nos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Esposende, verificou-se um elevado número de inscrições, implicando uma calendarização semanal intensa durante o 1.º e 2.º períodos.
Em cada uma das sessões nas escolas do 1.º ciclo, os discentes do 2.º TAS intervinham ativamente nas diversas atividades, desde logo na explicação dos conceitos de micróbios e sua importância no meio envolvente, na observação de microrganismos através de lupa e na realização da técnica de higienização das mãos. De forma a que a escola aderente ao projeto continuasse a implementar as boas práticas de higiene dinamizadas, foram oferecidos um poster e uma solução antissética de base alcoólica, realizados e preparadas pelos alunos do curso TAS. Estas ofertas ficaram em locais de boa visibilidade e de fácil acesso, permitindo aos alunos e professores a prática regular da técnica da higienização das mãos.
As atividades relativas à abordagem da temática saúde oral foram planificadas para serem concretizadas no 3.º período. Face ao plano de contingência vivenciado como resultado da pandemia COVID-19, daremos continuidade ao projeto quando se normalizar a situação das escolas.
Neste momento, fazendo um balanço da nossa participação no projeto em apreço, concluiu-se que a envolvência dos alunos do ensino profissional constituiu uma excelente estratégia para o desenvolvimento de diversas competências insertas no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória (PASEO), principalmente no que respeita ao Desenvolvimento Pessoal e Autonomia e ao Saber Científico, Técnico e Tecnológico.
Salientamos, ainda, a importância que o desenvolvimento desta temática teve na formação destes futuros profissionais de saúde. Realmente, a higiene das mãos é considerada uma das medidas mais importantes para a redução da transmissão de agentes infeciosos durante a prestação de cuidados.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe