Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

“A Água que Corre em Nós “
Por Ana Maria Pinto (Professora), em 2020/03/11905 leram | 0 comentários | 445 gostam
“A Água que Corre em Nós” foi o tema da palestra proferida pela Dr.ª Elisabete Capitão, Vice-Presidente do Conselho Geral da Empresa Municipal “Esposende Ambiente”.
A concretização desta atividade surgiu no âmbito da planificação da componente “Cidadania e Desenvolvimento”, correspondente à turma 1.º ASSI (Cursos Profissionais de Técnico Auxiliar de Saúde e de Técnico de Gestão e Programação dos Sistemas Informáticos), subordinada à temática "Planeta Azul - Água". Neste contexto, tendo como referência o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 6 - Água Potável e Saneamento, decidiu-se realizar um "Estudo Exploratório do Consumo de Água Doméstico", a ser desenvolvido ao longo do ano letivo.
Este projeto iniciou-se nas aulas das disciplinas de Saúde e de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), onde os discentes estão a realizar a análise das faturas da água de alunos e professores da turma. De forma a alicerçar a atividade em conceitos mais rigorosos, as professoras Ana Pinto e Ana Paula Azevedo organizaram a palestra acima referida, que teve lugar na Escola Secundária Henrique Medina (ESHM), no dia dezoito de fevereiro, intitulada “A Água que Corre em Nós”. A Dr.ª Elisabete Capitão, de uma forma clara e sucinta, elucidou como se deve efetuar a análise de uma fatura de água, explicando os vários itens que vêm descritos neste documento.
Com a realização desta atividade, os alunos ficaram mais incentivados para colocarem em ação medidas que visem poupar e controlar os consumos deste recurso natural.
O apelo ao consumo da água da torneira, tendo em atenção a garantia de qualidade, conferida pelo controlo rigoroso efetuado às águas de abastecimento público, no Concelho de Esposende, foi outro aspeto realçado pela palestrante.
O envolvimento dos alunos neste projeto permitirá desenvolver competências em diversas áreas científicas, desde logo, no âmbito da Informática, da Saúde, da Biologia, entre outras e, principalmente, contribuirá para a formação de cidadãs/ãos capazes de refletir sobre as consequências de pequenas ações individuais para o desenvolvimento sustentável.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe