Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

Palestra “Sistema Urinário & Patologias Associadas
Por Ana Maria Pinto (Professora), em 2020/02/26493 leram | 0 comentários | 157 gostam
No âmbito do plano anual de atividades do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde (TAS), decorreu, no dia 14 de fevereiro, uma palestra alusiva à temática “Sistema Urinário & Patologias Associadas”.
As responsáveis pela organização desta atividade, as professoras Ana Pinto e Susana Barbosa, convidaram para palestrantes o Professor Doutor Carlos Silva e o Dr. Pedro Silva Pereira, ambos médicos e naturais do concelho de Esposende.
Atualmente, o Professor Doutor Carlos Silva é docente do departamento de Urologia na Faculdade de Medicina do Porto e desempenha as funções de Urologista no Hospital de São João, sendo, também, Adjunto da Direção Clínica do mesmo hospital. Este prestigiado médico, sobejamente conhecido, estudou na Escola Secundária de Barcelos, ingressando, posteriormente, na Faculdade de Medicina do Porto, onde concluiu a licenciatura e especialidade em Urologia. Em 2007, na mesma Faculdade, defendeu a tese de Doutoramento subordinada ao tema “Disfunções Miccionais com Neurotoxinas”.
O Dr. Pedro Silva Pereira, antigo aluno na ESHM, frequentou a Academia Militar, em Lisboa, e fez o curso de Medicina na Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade Nova de Lisboa. Neste momento, é Capitão Médico e frequenta o 6.º ano da especialidade de Urologia, no Hospital de São João e no Hospital das Forças Armadas, no Porto.
 De uma forma simples e muito adequada para alunos do 1.º e 2.º anos do curso profissional TAS, os dois comunicadores explicaram a constituição do sistema urinário, a função reguladora do rim, o funcionamento da bexiga e noções elementares sobre as principais alterações urológicas. Depois destas explicações iniciais, os dois médicos dedicaram parte significativa da palestra a elucidarem os discentes sobre tarefas que os Técnicos Auxiliares de Saúde (TAS) devem executar sozinhos ou acompanhados, sob orientação e supervisão de um profissional de saúde. Neste contexto, realçaram a grande importância que os TAS poderão desempenhar ao estarem à alerta para sinais fulcrais evidenciados pelos doentes, reveladores de patologias graves do foro da urologia. Deste modo, enfatizaram que a atuação subsequente dos médicos e enfermeiros, poderá ser mais célere, permitindo, inúmeras vezes, um maior êxito no processo de tratamento e uma redução de complicações indesejadas.
Muito importante para o sucesso da palestra foi o recurso, por parte dos oradores, a uma linguagem do senso comum e a cativantes histórias de vida, fruto, principalmente, da larga experiência médica do Professor Doutor Carlos Silva. Assim, captaram a atenção excecional dos alunos e permitiram a desmitificação de ideias pré-concebidas, geralmente sem fundamentos válidos a considerar.
No momento de se efetuar a avaliação da palestra, todos os participantes foram unânimes em atribuir a menção de excelente nos vários parâmetros alvo de análise, tais como clareza da comunicação, dinamismo da apresentação, aplicabilidade do tema à área de estudo/profissional e conhecimentos adquiridos durante a palestra, entre outros.
Os professores organizadores, no final da atividade, agradeceram a comunicação brilhante dos dois palestrantes, considerando que tinha sido um privilégio para a Escola Secundária Henrique Medina contar com a colaboração de personalidades de tão reconhecido mérito.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe