Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

Visita de estudo a Almeirim, Alpiarça e Lisboa
Por Edite Miranda (Professora), em 2020/02/24417 leram | 0 comentários | 128 gostam
No total foram 94 alunos -10.º G, 11.º E e F, 2.º TUR, 12.º F, 3.º TAP - e 6 professores que realizaram uma visita de estudo nos dias 6 e 7 deste mês a Almeirim, Alpiarça e Lisboa.
Mais do que uma visita de estudo, a viagem realizada a Almeirim, Alpiarça e Lisboa, nos dias 6 e 7 de fevereiro, serviu para os alunos do Curso Profissional de Turismo colocarem em prática temáticas que aprendem dentro da sala de aula. Por isso, foram os guias intérpretes. De microfone na mão, prestaram informações de carácter geral, histórico e cultural sobre os locais que visitaram. E que locais foram esses
Começamos pela Fábrica Compal+Sumol, em Almeirim. Aqui, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento desta empresa através do processo produtivo, das suas instalações, da sua organização e gestão do trabalho e da sua implantação no mercado nacional e internacional. Na Casa dos Patudos (Museu desde 1960), em Alpiarça, o entusiasmo prendeu-se com a requintada sensibilidade artística, desde o mobiliário, às porcelanas, pinturas e tapeçarias que constituem o núcleo principal das obras de arte da coleção de José Relvas (Ministro das Finanças no Governo Provisório da República entre 1910 e 1911). Depois de um dia longo, e já na capital, os olhares focaram-se no musical “Chicago”, cuja história é uma sátira à corrupção na administração da justiça criminal.
O dia seguinte teve a sua expressão máxima na visita guiada feita ao Palácio de São Bento, sede do Parlamento de Portugal desde 1834. Os alunos adoraram estar sentados na Assembleia da república, local onde se debatem as questões essenciais da vida nacional e onde se elaboram as leis que regulam a nação.
Antes do regresso a casa, a Baixa Pombalina foi calcorreada e parte do património cultural da cidade de Lisboa foi agraciado. De resto, a atividade estimulou a iniciativa, o sentido de organização e de planificação e o espírito de equipa e de solidariedade, bem como a responsabilidade social, indo ao encontro do expectável no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO). Os previstos objetivos curriculares e do projeto educativo foram alcançados.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe