Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

CONHECER CONTEXTOS REAIS DO MUNDO DO TRABALHO
Por Ana Maria Pinto (Professora), em 2020/01/15423 leram | 0 comentários | 116 gostam
Os alunos dos cursos profissionais de Técnico Auxiliar de Saúde (TAS) e de Técnico de Apoio Psicossocial (TAP), do 3. º ano, visitaram o Centro Social Paroquial Imaculado Coração de Maria (CSPICM), em Vila Cova, no dia 9 de janeiro.
A visita, da responsabilidade das professoras Ana Pinto e Sara Cepa, planificada no âmbito das disciplinas de Saúde e de Área de Expressões, teve como principais objetivos estabelecer protocolos de cooperação com Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e conhecer as diferentes respostas sociais disponibilizadas pelo CSPICM. A este propósito, foi possível conhecer o Lar de Idosos, o Centro de Dia, o Serviço de Apoio Domiciliário, a Creche e o Centro de Atividades de Tempos Livres.
 Após contacto com todas as valências da instituição, os alunos conviveram e integraram as dinâmicas de Animação do Centro de Dia, interagindo com os utentes e funcionários. Estes momentos foram muito gratificantes, pois foi notório o empenho dos alunos para tornarem este convívio intergeracional mais produtivo.
Tendo em conta que uma aluna do curso profissional TAS vai realizar a sua Formação em Contexto de Trabalho (FCT) nesta instituição, houve a preocupação de apresentar a aluna às técnicas responsáveis pelo acompanhamento deste estágio. A este propósito, a professora orientadora da FCT foi registando alguns aspetos cruciais a incluir no plano de formação da discente, ficando, assim, enquadrado nas atividades vivenciadas neste espaço.
Efetivamente, estas visitas são fundamentais, uma vez que proporcionam a observação de práticas diversificadas, motivam, estimulam e complementam as aprendizagens efetuadas em sala de aula, contribuindo para a concretização de Referências Curriculares mais ajustados às realidades do mundo do trabalho.
Ao longo de toda a visita, os alunos, mantiveram-se muito interessados e interativos, esclarecendo algumas dúvidas que iam surgindo.
Em jeito de conclusão, pode dizer-se que a visita foi um momento significativo na vida escolar dos alunos, indubitavelmente com implicações positivas na futura vida profissional.

Professoras Ana Pinto e Sara Cepa

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe