Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

3.º TAS de Olhos Postos na Visão
Por Ana Maria Pinto (Professora), em 2020/01/111031 leram | 0 comentários | 483 gostam
No âmbito da disciplina de Saúde, na lecionação da temática “Órgãos, Estruturas e Fisiologia da Visão”, o 3.º ano, do curso profissional Técnico Auxiliar de Saúde (TAS), realizou uma aula no exterior, nas instalações da Ótica “Olhos do Cávado".
Este Estabelecimento está localizado no centro da cidade de Esposende, no Largo Rodrigues Sampaio. A dinamização desta atividade permitiu a consolidação de aprendizagens já efetuadas em sala de aula, como seja a morfologia do globo ocular e o domínio de termos técnicos relacionados com as alterações mais frequentes de visão (miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia). Para além deste aspeto, ainda foi possível o manuseamento de alguns aparelhos fundamentais no diagnóstico de algumas alterações e patologias oculares, aproveitando-se o momento para se realizar o rastreio visual a alguns alunos.
Também salientamos o impacto desta visita na sensibilização dos discentes para a necessidade de consultarem periodicamente um optometrista e/ou oftalmologista, monitorizando, assim, a sua saúde ocular e prevenindo, atempadamente, problemas de visão. A este propósito foi dado o exemplo da retinopatia diabética e da ambliopia nas crianças, duas patologias passiveis de prevenção e deteção precoce, bem como de tratamento oftalmológico e recuperação.
De forma a agradecer a disponibilidade de colaboração formativa da Ótica “Olhos do Cávado”, a turma do 3.º TAS realizou, previamente, posters alusivos ao tema em análise para serem oferecidos. Tendo em conta a pertinência e qualidade dos trabalhos realizados, estes ficarem em exposição no gabinete das consultas de optometria.
Para concluir, queremos deixar uma mensagem de gratidão às Técnicas de Optometria que, mais uma vez, nos receberam amavelmente nas suas instalações, contribuindo de forma excelente para a formação dos nossos alunos.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe