Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

Visita de Estudo a Lisboa - 1.º TAS
Por Ana Maria Pinto (Professora), em 2019/12/09878 leram | 0 comentários | 461 gostam
A turma do 1.º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, acompanhada pelas professoras Ana Pinto e Sandra Afonso, realizou uma visita de estudo a Lisboa, no âmbito da disciplina de Saúde.
No período da manhã a visita decorreu na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTSL), integrada no Instituto Politécnico de Lisboa (IPL). Aqui foi possível conhecer as instalações e os diversos cursos das Ciências da Saúde incluídos na oferta formativa desta instituição. De uma forma muito acolhedora, fomos recebidos por uma equipa de 3 técnicos responsáveis por efetuar a visita guiada a um vasto número de equipamentos laboratoriais. Assim, ficamos a conhecer os laboratórios e assistimos a aulas dos cursos de Dietética e Nutrição; de Fisiologia Clínica; de Fisioterapia; de Ciências Biomédicas Laboratoriais e de Ortoprotesia.
Depois do almoço, dirigimo-nos ao Serviço de Esterilização Comum dos Hospitais (SECH), localizado no Hospital Pulido Valente. Esta valência serve os Centros Hospitalares de Lisboa Norte e Lisboa Ocidental e, ainda, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. Neste espaço, tivemos o privilégio de contar com a excelente orientação da Sr.ª Engenheira Sara Pena, responsável pela organização e gestão deste serviço hospitalar.
Durante a visita tivemos a possibilidade de acompanhar as várias etapas inerentes ao reprocessamento global dos dispositivos médicos de usos múltiplos, como sejam, Receção e triagem; Lavagem e descontaminação; Secagem; Inspeção, montagem e lubrificação; Preparação, embalagem, esterilização, armazenamento e distribuição.
Deste modo, conseguimos observar a chegada de dispositivos médicos contaminados, provenientes de diferentes serviços hospitalares, acompanhando, de seguida, a sequência dos vários procedimentos que permitirão a reutilização destes dispositivos médicos.
Os alunos e professores consideraram a atividade realizada muito enriquecedora em termos técnicos e científicos. Realmente, constatamos que foi proporcionado a consolidação de determinadas aprendizagens, já efetuadas em sala de aula, permitindo, ainda, a introdução de outros conceitos que serão abordados futuramente noutras disciplinas e Unidades de Formação.
Na avaliação da atividade, destacamos também o facto da visita de estudo à ESTSL permitir orientar os alunos para percursos académicos alternativos, caso pretendam prosseguir estudos, após a conclusão deste curso profissional.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe