Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

Sessões de Testemunhos para Cursos Profissionais
Por Ana Azevedo (Professora), em 2019/12/05449 leram | 0 comentários | 135 gostam
94 alunos dos 1.º e 3.º anos dos Cursos Profissionais participaram em duas sessões de testemunhos realizadas nos dias 12 e 14 de novembro.
Esta iniciativa integra o Projeto Mais Medina Mais Futuro e visa a valorização da EFP.
Esta iniciativa integra o Projeto Mais Medina Mais Futuro e visa a valorização da Educação e Formação Profissional. Assim, através de uma estreita articulação e proximidade com os stakeholders da Escola, foi possível trazer ex-alunos, empresários, diretores de instituições sociais e representantes de instituições do Ensino Superior, nomeadamente do IPCA (Instituto Politécnico do Cávado e Ave) e do IPVC (Instituto Politécnico de Viana do Castelo). Cada um dos stakeholders trouxe a sua visão da importância da Educação e Formação Profissional para a construção de um perfil de competências técnicas, científicas e humanas capazes de contribuírem para a integração dos alunos no mercado de trabalho ou em cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) conduzindo-os a um nível de qualificação mais elevado.
Foi, precisamente, neste aspeto que os representantes do IPCA e do IPVC puseram a tónica das suas intervenções, apresentando aos alunos as diferentes possibilidades de prosseguimento de estudos através de CTesP (Cursos Superiores Profissionais) e, também, de licenciaturas. Mostraram aos nossos alunos, com toda a clareza, que mais habilitações é significado de mais e melhores oportunidades de emprego. Os ex-alunos presentes fizeram uma retrospetiva do seu percurso académico, valorizaram os conhecimentos e capacidades que tiveram oportunidade de desenvolver durante a realização dos seus cursos profissionais e mostraram como o percurso que escolheram se tornou numa mais-valia para o ingresso em licenciaturas, CTeSP e/ou no mundo do trabalho.
Por último, o empresário e as diretoras de instituições sociais presentes destacaram o bom trabalho que os alunos da Escola têm desenvolvido nas suas empresas/instituições; evidenciaram a importância de técnicos para o pleno funcionamento dessas mesmas empresas/instituições; e partilharam com os alunos o que procuravam num candidato a um emprego. Neste âmbito, destacaram competências comunicacionais, relacionais e, também, técnicas. A valorização da capacidade de os alunos trabalharem em equipa, onde as competências comunicacionais e relacionais anteriormente referidas assumem papel de relevo, e de serem capazes de mobilizar conhecimentos para resolver novos problemas, foram dois dos aspetos mais focados por todos os participantes nestas sessões de testemunhos.
A atenção e o interesse com que os alunos seguiram as diferentes intervenções permitem-nos concluir que a atividade foi pertinente e contribuiu para que os alunos percebessem melhor a importância das aprendizagens escolares como garantia de um melhor desempenho futuro. Por outro lado, permitiu aos alunos conhecerem os caminhos que poderão seguir no final da etapa que estão a percorrer.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe