Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

Comemoração do Dia Mundial da Diabetes
Por Jéssica Martins (Aluna, 3ºTAS), em 2019/11/21441 leram | 0 comentários | 75 gostam
No dia 14 de novembro comemorou-se, na Escola Secundária Henrique Medina, o dia Mundial da Diabetes, com a realização de um rastreio desta patologia na população escolar.
A aluna Jéssica Martins, do 3.º Ano do curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, planificou esta atividade no âmbito da sua Prova de Aptidão Profissional (PAP), intitulada” O Diário de um Diabético”. Para se efetuarem, de forma mais segura, as medições de glicose no sangue, a professora orientadora da PAP, professora Ana Pinto, solicitou a colaboração da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Marinhas.
Nesse mesmo dia foi preparada uma exposição alusiva à doença Diabetes, colocada no átrio do bloco B, que resultou das pesquisas bibliográficas realizadas pela aluna.
Desta forma, nos cartazes elaborados, explicaram-se as principais características da patologia em referência, como sejam, as causas, os sintomas, os fatores de risco, o diagnóstico, o tratamento e a prevenção.
Nesta atividade, durante cerca de três horas, efetuou-se a medição da glicemia e, paralelamente, o registo de outros parâmetros de saúde interligados direta ou indiretamente com a doença, mais concretamente, o cálculo do Índice de massa Corporal (IMC), o nível de oxigenação do sangue e os valores de tensão arterial.
No rastreio passaram cerca de 65 pessoas, onde se salienta o registo que a maior parte tinha os valores de glicemia dentro dos parâmetros considerados normais, tendo como referência as orientações da Direção Geral de Saúde (DGS). Salientamos, ainda, que apenas 6 % dos indivíduos apresentavam valores de glicemia acima do máximo admissível e, ainda, que 6% da amostra rastreada, apesar de evidenciarem valores normais, estavam perto do limiar superior e, portanto, aconselhados a fazerem uma vigilância mais atenta aos valores sanguíneos de glicose.
No final da realização desta atividade, pudemos concluir que a comemoração do Dia Mundial da Diabetes constituiu uma excelente iniciativa, permitindo uma sensibilização significativa da comunidade escolar para a problemática desta grave doença, que atinge cerca de 4,1 milhões de pessoas em Portugal.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe