Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

Projeto SOBE na ESHM
Por Fernanda Vilarinho (Professora), em 2019/06/0310 leram | 0 comentários | 1 gostam
O Projeto SOBE (Saúde Oral nas Bibliotecas Escolares) é uma iniciativa da Direção Geral de Saúde, do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares ao qual a escola aderiu pelo segundo ano consecutivo.
O Projeto SOBE visa contribuir para a alteração dos comportamentos ligados à saúde oral através de atividades de leitura atrativas e estratégias de aprendizagem divertidas. Ou seja, promover, com excelente saúde oral, aprendizagens de se ficar com a boca aberta de espanto. E foi com boca aberta de espanto que ficaram os meninos das escolas básicas do concelho de Esposende, visitadas pelos alunos da nossa escola, responsáveis pela dinamização das sessões.
Estas sessões, apresentadas em Belinho, Fonte Boa e na ESHM dividiram-se em duas partes: a primeira, de caráter mais técnico, foi orientada pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Auxiliar de Saúde, que, após uma breve exposição da temática, exemplificaram a higienização dos dentes recorrendo à maquete de uma cavidade oral, construída pelos próprios, e levaram os mais pequenos a repetir o processo. Seguiu-se uma atividade lúdica, com a participação ativa do público-alvo, que visava identificar os alimentos prejudiciais para a saúde oral. A segunda parte, orientada pelos alunos da Curso Profissional Técnico de Apoio Psicossocial, consistiu na apresentação de um teatro de fantoches alusivo à mesma temática.
A parceria estabelecida entre a Biblioteca da Escola Secundária Henrique Medina e os Agrupamentos de Escolas António Rodrigues Sampaio e António Correia de Oliveira resultou, assim, numa iniciativa bastante enriquecedora, quer para os alunos dos cursos profissionais envolvidos, quer para os mais novos, pelas competências e conhecimentos adquiridos.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário