Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

A experiência Erasmus+
Por Bárbara Fernandes (Aluna, 12º D), em 2019/04/04138 leram | 0 comentários | 58 gostam
O meu nome é Bárbara Martins Fernandes, tenho 17 anos e sou do 12ºD. Participei no projeto Erasmus+ “SOS: Water Sources are Alarming” em České Budějovice- República Checa, de 10/02/2019 a 16/02/2019.
O Projeto Erasmus+ contribui para a formação pessoal e profissional de cada aluno que tem o privilégio de participar numa atividade internacional desta natureza.
Desta forma, esta experiência põe à prova as nossas capacidades intelectuais e criativas para desenvolver, fazer e apresentar diversos trabalhos relacionados com o tema, ou seja, “A Água representada na Arte”. Efetivamente, foram-nos propostos os desafios de realizar um trabalho sobre as diferentes formas e maneiras em que a água pode estar representada na arte portuguesa, isto é, através da música, da literatura, da pintura e da escultura, e de produzir um teatro onde expressamos, pelo canto, percussão e dança, os costumes e tradições identitários da cultura portuguesa.
Deste modo, é inequívoco o desenvolvimento de competências que nos ajudarão, ao nível pessoal, a adquirir autoconfiança, autoestima, iniciativa, perseverança, capacidade crítica, de comunicação e de ser empático para ultrapassarmos os indeléveis obstáculos e desafios que a vida nos possa colocar. De facto, este tipo de projeto incentiva, no indivíduo, qualidades que beneficiarão a sua integração profissional, nomeadamente, a capacidade de trabalho em grupo, cooperação e resolução de problemas.
Em suma, o projeto Erasmus+ é indubitavelmente relevante, quer para o conhecimento histórico, linguístico e científico de cada elemento quer, concomitantemente, para o desenvolvimento social, funcional, emocional e humanístico na medida em que estabelecemos uma relação interpessoal com os jovens dos diferentes países.
Não bastando os preâmbulos, agradeço aos professores Helena Pinto Bernardo, Mariberta Pereira e Jorge Silva pela orientação sempre tão assertiva e competente com que acompanharam este projeto, sendo responsáveis pela aquisição de novos horizontes.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário