Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

RoboParty 2019
Por Ana Azevedo (Professora), em 2019/04/02402 leram | 0 comentários | 94 gostam
De 7 a 9 de março, alguns alunos da Escola Secundária Henrique Medina participaram na Roboparty 2019 que decorreu no Pavilhão da Universidade do Minho, em Guimarães, e que envolveu várias escolas de todo o país.
Os alunos da Escola Secundária Henrique Medina participaram na Roboparty 2019 que decorreu no Pavilhão da Universidade do Minho, em Guimarães, entre os dias 7 e 9 de março e que envolveu várias escolas de todo o país.
As equipas da nossa escola, constituídas por alunos dos Cursos Profissionais de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos do 1º ano (Ivan Gonçalves, Marco Pereira, Rafael Lopes e Simão Pinto), do Curso Profissional Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos do 2º ano (Guilherme Sandim e Fábio Vilar) e do 3º ano (Diogo Barbosa, Marco Ribeiro e Tiago Bedulho) participaram num evento pedagógico que reuniu equipas de 4 pessoas, durante 3 dias e duas noites onde aprenderam a construir robôs móveis autónomos, de uma forma simples, divertida e com acompanhamento por pessoas qualificadas. Os alunos foram acompanhados pelos Professores Bárbara Cleto, Paula Barros e Roberto Carvalho.
Inicialmente, foi dada uma curta formação para aprender a dar os primeiros passos em eletrónica, programação de robôs e construção mecânica, depois foi entregue um KIT robótico desenvolvido pela botnroll.com e pela Universidade do Minho, para ser montado pelos participantes. Todas as equipas tiveram acompanhamento de pessoas com conhecimento para ajudar na construção e programação dos robôs.
Os professores salientam a boa prestação das equipas e destacam o espírito de equipa, responsabilidade, camaradagem e dedicação que todos os elementos demonstraram nos três dias do evento.
Este evento foi, também, uma ferramenta de aprendizagem, profícua, dos mais diversos conteúdos e na aquisição de competências, em particular, nas áreas da Eletrónica e Informática permitindo, desta forma, o confronto com situações concretas, decorrentes do desafio das provas, para aplicação dos seus conhecimentos. Para os nossos alunos esta atividade, de cariz pedagógico, permitiu também o contacto direto com a Universidade do Minho e, desta forma, conhecer as diversas opções formativas, por forma a poderem efetuar uma escolha futura acertada numa eventual prossecução de estudos no ensino superior.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe