Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

A mulher na sociedade contemporânea
Por Alexandrina Bedulho (Aluna, 12ºD), em 2019/01/24132 leram | 0 comentários | 11 gostam
Não necessitamos de voltar muito atrás, no tempo, para verificarmos uma sociedade em que a mulher era vilipendiada. Basta atendermos às discrepâncias, ainda hoje, existentes entre o sexo feminino e o masculino.
Mas, se por um lado, abrimos o jornal ou ligamos o telejornal e continuamos a deparar-nos com indefiníveis atos de violência doméstica contra mulheres, por outro, observamos que existem organizações de apoio à vítima, entre as quais a APAV, que se encontram disponíveis para ajudar as mais vulneráveis que não têm coragem de enfrentar o agressor. E porquê? Porque muitas delas sentem vergonha e medo de contactarem uma dessas entidades ou até de comunicarem o sucedido às autoridades.
Porém, é inevitável repararmos em relevantes desigualdades entre géneros, não só em países em desenvolvimento, como também em países considerados desenvolvidos, como Portugal. Exemplificando, no nosso país, apesar dos avanços conquistados, as mulheres continuam a receber um salário inferior ao dos homens, ocupando o mesmo cargo. Além disso, ainda existem preconceitos em relação ao facto de mulheres ocuparem cargos superiores e a ideia despicienda de que a ‘mulher é inferior’.
Em suma, na minha opinião, diria que é premente a contínua luta, por parte das mulheres, pela defesa dos seus direitos, dos seus ideais e da sua marca e posição na sociedade com denúncia dos casos de violência sobre si.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe