Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

" À Descoberta de ...Esposende"
Por Virgínia Amado (Professora), em 2018/12/06496 leram | 0 comentários | 113 gostam
No dia 20 de novembro, Ivone Magalhães, arqueóloga e Diretora do Museu Municipal de Esposende, deu-nos a conhecer o património histórico e cultural do nosso concelho numa visita guiada pelo centro da cidade.
A visita iniciou-se no Largo Fonseca Lima - antigo ”Largo dos Peixinhos”- onde tivemos conhecimento de que o rio Cávado outrora por ali passara.
Continuamos a percorrer algumas das ruas da nossa belíssima cidade, onde a arqueóloga nos mostrou alguns locais e marcos muito significativos da história de Esposende, por onde frequentemente passamos, sem nos apercebermos da sua importância e sequer da sua existência. Exemplo deste facto é o marco indicativo do Quilometro zero, no cruzamento da Rua Senhora da Saúde com a Rua Narciso Ferreira, onde foi gravado em pedra “0 k”, que simboliza aquele que era o ponto de partida da principal estrada que ligava o norte de Portugal a Roma.
Pudemos ver também as fachadas de algumas casas que conservam a traça original ou reconstruída de outras épocas e que simbolizam, não só a antiguidade mas também a ligação à História desta localidade.
No final, rumamos à igreja da Misericórdia onde, já no seu interior, Ivone Magalhães continuou a partilhar algumas das histórias que levaram à criação do nosso concelho e, também, explicou a história de alguns artefactos que ali se encontram.
Foi, indubitavelmente, uma visita interessante para os alunos do décimo ano, turma C, da Escola Secundária Henrique Medina, sendo um grande contributo para o aumento do nosso conhecimento.

 Texto elaborado pelos alunos:
Catarina Andrade, Gonçalo André, Joana Fernandes, Leonor Cardoso e Maria Torre.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe