Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

Palestra" inesperada" sobre património
Por Clara Dias (Aluna, 10ºD), em 2018/11/28438 leram | 0 comentários | 67 gostam
Nos dias 22 e 23 de novembro, alunos do 10.º e 11.º anos puderam experienciar uma “viagem” pelo património cultural de Esposende, no âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia (comemorada entre os dias 18 e 23 na ESHM).
Nos dias 22 e 23 de novembro, alunos do 10.º e 11.º anos puderam experienciar uma “viagem” pelo património de Esposende, no âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia (comemorada entre os dias 18 e 23 na ESHM).
Inicialmente, esta “viagem” traduzir-se-ia numa visita guiada ao Museu Municipal, o que não foi possível devido às más condições meteorológicas. Porém, este obstáculo não impediu a realização desta atividade, que se transformou numa palestra orientada pela Diretora do Museu Municipal, Ivone Magalhães, nas instalações da Escola Secundária.
Nesta palestra o património Esposendense ocupou a temática principal. Assuntos como os vários tipos e definições de patrimónios (até nós, seres únicos e irrepetíveis somos património!), curiosidades históricas sobre Esposende (afinal os habitantes de Fão chamam-se fangueiros, pois Fão já foi uma terra de sal, em que uma fanga era a medida de sal utilizada) mantiveram o auditório atento e interessado.
Os nossos deveres, como cidadãos responsáveis, para com o património, também foram abordados nesta palestra. É necessária não só a preservação do património como a criação de um novo, permitindo, assim, que as gerações futuras usufruam dele como testemunho cultural e histórico e como gerador de riqueza através de atividades turísticas, tal como nós atualmente.
Mas a palestra não ficou por aí, dando-nos também uma visão sobre a interculturalidade num mundo cada vez mais globalizado como contributo para a riqueza e variedade de património, impulsor do respeito por todas as culturas.
Concluímos, desta forma, que uma terra sem património não tem raízes e história, fatores de enorme importância no desenvolvimento de uma cultura.
Certamente foi uma atividade diferente para os alunos, onde foram adquiridos novos conhecimentos, um contributo para a formação de jovens mais informados e críticos.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe