Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

Momentos mágicos de Literatura
Por Filipa Pereira (Aluna, 11º I), em 2018/01/2966 leram | 0 comentários | 21 gostam
No dia 25 de janeiro, os alunos de Literatura Portuguesa (10.ºH, 11.ºE e 11.ºI) da nossa escola tiveram a oportunidade de assistir a apresentação do livro “Os Homens nunca saberão nada disto” da escritora Pat R. (Patrícia Ribeiro).
A apresentação da obra, pela fácil e eloquente comunicação de PAT R, gerou de imediato no público estudantil uma certa curiosidade para a leitura da mesma. De forma clara e apaixonante, a “desconstrução” da intriga, a complexidade dos símbolos e a sugestiva ilustração (o livro contou com a colaboração de mais de 20 ilustradores e músicos, portugueses e estrangeiros) constituíram uma mais valia para que os alunos se sentissem motivados a conhecer a história na íntegra.
No final do encontro, a autora respondeu a perguntas colocadas pelo auditório e colocou o CD integrante da obra a tocar para que os possíveis leitores pudessem idealizar o ambiente literário da obra.
Pessoalmente, considero que a apresentação, tanto do livro em concreto, como do “Livro de Extras”, foi imensamente cativante e produtiva e deu-me a conhecer uma forma de narrativa que até então não tinha imaginado ser possível de ser realizada.
A forma como a escritora demonstrou ser preocupada com a maneira como o leitor interpreta o livro e interage com as personagens, fez passar a imagem de que faz questão que o mesmo viva a história intrinsecamente. Assim, provou ser uma pessoa com um espantoso espírito criativo e inovador.


Comentários

Escreva o seu Comentário