Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

Visita de estudo à Ótica “Olhos do Cávado”
Por Flávia Rodrigues (Aluna, 3ºTAS), em 2018/01/232147 leram | 0 comentários | 709 gostam
Os alunos do 3.º ano do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde, nos dias 9 e 11 de janeiro de 2018, realizaram uma visita de estudo à Ótica “Olhos do Cávado”, em Esposende.
Este Centro de Optometria, cuja sede se localiza em Esposende, no Largo Rodrigues Sampaio, apresenta filiais em Braga, Vila Verde e Barroselas.
A visita foi organizada pela professora Ana Maria Pinto e desenvolvida no âmbito do estudo do módulo 5 – Os Sistemas Nervoso, Endócrino e Órgãos dos Sentidos, incluído na disciplina de Saúde.
Com esta atividade pretendeu-se consolidar os conteúdos adquiridos em sala de aula, visualizar os diferentes equipamentos e materiais utilizados na deteção de problemas oculares e, ainda, conhecer os diferentes métodos cirúrgicos e não cirúrgicos para a sua correção.
Nas instalações da ótica fomos recebidos pela Dr.ª Célia Garcez que amavelmente nos acompanhou durante toda a visita, mostrando-se sempre disponível para responder às questões formuladas pelos alunos. Inicialmente, começámos por observar um modelo do olho humano que permitiu uma melhor compreensão das explicações relativas à estrutura e funcionamento do olho. Através de imagens de posters, houve a oportunidade de analisar diferentes doenças e problemas que o olho pode sofrer, assim como observar as diferentes lentes utilizadas na correção de astigmatismo, miopia e hipermetropia. Ainda foram referidos os métodos cirúrgicos para as situações em que não é possível a colocação de lentes e para o tratamento das cataratas. Como método para verificar se a visão tridimensional estava operacional, colocámos uns óculos 3D com filtros polarizantes, avaliando-se, assim, a noção de profundidade nas imagens observadas. Para exemplificar o modo de funcionamento de um retinógrafo, a Dr.ª Célia Garcez realizou uma retinografia a alguns dos alunos que nos permitiu visualizar a retina e o nervo ótico. Por fim, com o objetivo de efetuar um rastreio à acuidade visual de um aluno, visualizámos o procedimento habitual numa consulta de optometria.
Com esta visita ficámos sensibilizados para a importância de, periodicamente, consultarmos um optometrista, principalmente, quando o indivíduo apresenta doenças como diabetes, hipertensão, miopia ou degeneração macular.
De uma forma geral, esta atividade foi apreciada por todos, pois contribuiu para o enriquecimento dos nossos conhecimentos e esclarecimento de dúvidas existentes na área da optometria.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe