Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

Nanoquímica e Nanotecnologia: rumo aos Têxteis de
Por Fernando Santos (Aluno, 10ºB), em 2018/01/04448 leram | 0 comentários | 73 gostam
No passado dia 21 de novembro, no âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia, os alunos de algumas turmas do 9.º ao 12.ºanos assistiram a uma palestra sobre a relevância da Nanoquímica e da Nanotecnologia no futuro da indústria têxtil.
A palestra foi proferida pela Drª. Cristina Freire, professora na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e pela Drª. Clara Pereira, investigadora externa do Departamento de Química e Bioquímica da mesma faculdade.
Primeiramente, dois alunos do 9.º ano apresentaram, de forma sucinta, uma descrição da vida e trabalho das duas palestrantes. Estas introduziram o tema a abordar, explicando que, recentemente, tem havido uma procura crescente por produtos têxteis com propriedades inovadoras, adquiridas através do controlo minucioso de nanopartículas.
Após esta introdução, foram-nos mostrados alguns desses têxteis e respetivas funções e propriedades. As palestrantes apresentaram dois tecidos esteticamente iguais, sendo que um deles tinha propriedades repelentes à água, não sendo absorvida por este. No outro tecido, a água era absorvida.
De seguida, explicaram-nos que já estão a ser desenvolvidos têxteis com retardância à chama, que serão utilizados nos equipamentos dos bombeiros para facilitar o combate aos incêndios, assim como têxteis com termocromismo - tecidos que mudam a sua cor consoante a variação da temperatura – propriedade que pode ajudar a que os bombeiros apaguem os incêndios com maior segurança, uma vez que estes têxteis mudarão de cor à medida que a temperatura aumente, fazendo com que os bombeiros saibam se estão em situações periclitantes.
Em suma, esta palestra foi indubitavelmente interessante, permitindo aos alunos presentes adquirirem novos conhecimentos de uma maneira diferente.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe