Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

Palestra "Química, Sustentabilidade e Ambiente"
Por Rita Miranda (Aluna, 11ºB), em 2017/12/13217 leram | 0 comentários | 57 gostam
No passado dia 21 de novembro de 2017, durante a Semana da Ciência e da Tecnologia, realizou-se na nossa escola uma palestra intitulada “Química, Sustentabilidade e Ambiente”.
Com um público-alvo de alunos do 10.º ao 12.º ano, foram abordados vários episódios da evolução do contributo da Química para o desenvolvimento da Humanidade, da sustentabilidade desse contributo, e do seu impacto para o meio ambiente.
Esta palestra foi conduzida pelo Dr. Carlos Rocha Gomes, professor no Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, que, de um modo claro e apelativo, abordou este tema e expôs certos conceitos para a melhor compreensão da temática em análise.
Assim sendo, a Química foi e continuará a ser uma ciência central para o desenvolvimento da humanidade e das sociedades. Além de nos mostrar o estado atual da camada de ozono terreste, o Dr. Carlos Gomes falou-nos também acerca dos gases poluentes que se encontram na atmosfera, e o tempo que estes lá permanecem.
Para além de serem abordadas estas questões de extrema relevância, a palestra permitiu também que burilássemos o nosso conhecimento acerca da sustentabilidade dos compostos que satisfazem as necessidades básicas e tecnológicas da nossa geração, e das gerações futuras, que dependerá sempre da sua interação com o ambiente e com o Homem.
Recomendaria esta palestra a outros colegas, pois o tema foi abordado de forma cativante e permitiu que todos os presentes adquirissem novos conhecimentos, tendo sido importante também para nos formar como cidadãos responsáveis e com consciência do impacto que podemos causar no nosso Planeta.



Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe