Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

Visita de estudo à Liga Portuguesa Contra o Cancro
Por Ana Maria Pinto (Professora), em 2017/12/12143 leram | 0 comentários | 29 gostam
Cursos Profissionais de Técnico de Apoio Psicossocial e de Técnico Auxiliar de Saúde visitam Liga Portuguesa Contra o Cancro.
A Escola Secundária Henrique Medina, não perdendo de vista o objetivo de formar jovens informados, conscientes e críticos sobre o que nos rodeia, nas disciplinas de Animação Sociocultural e de Saúde, organizou, no dia 22 de novembro, uma visita de estudo à Delegação Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).
Esta atividade, desenvolvida com o apoio da Câmara Municipal de Esposende, surge no âmbito do Mês Rosa, conhecido como o mês da luta contra o cancro da mama.
Em sala de aula e, antes da visita, os alunos exploraram os principais conceitos teóricos inerentes aos objetivos da visita e fizeram algumas pesquisas para maior conhecimento do tema.
Já nas instalações da Liga, os discentes puderam explorar a problemática do Cancro, contando, para o efeito, com a orientação da investigadora do Instituto Português de Oncologia (IPO). De forma a permitir uma melhor compreensão de determinados exames de rastreio para deteção precoce de tumores malignos, os alunos tiveram a oportunidade de observar, no Laboratório de Investigação Pedagógica (LIP), alguns dos procedimentos realizados no Teste de Papanicolau. Neste contexto, efetuou-se uma visualização microscópica de células do colo do útero, sinalizando-se alterações celulares patentes na preparação.
Esta atividade possibilitou a reflexão sobre algumas práticas menos positivas no nosso quotidiano e despoletou a necessidade de se implementar algumas estratégias e ações que visem a prevenção de alguns tipos de cancro. Para além destes aspetos, esta visita revelou-se bastante profícua ao permitir um maior conhecimento de uma instituição de âmbito Nacional e com estatuto de Utilidade Pública, com intervenção no apoio ao doente oncológico e família, na promoção da saúde, na prevenção do cancro e no estímulo à formação e investigação em oncologia.
A visita de estudo a LPCC foi muito enriquecedora, contribuindo para a formação integral dos nossos alunos, enfatizando-se, a este propósito, o apelo à adoção de hábitos de vida promotores de saúde.

Professora Ana Pinto (Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde)
Professora Sara Cepa (Curso Profissional Técnico de Apoio Psicossocial)

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário