Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

«Miúdos a Votos»: temos vencedores!
Por Fernanda Vilarinho (Professora), em 2017/04/281286 leram | 1 comentários | 161 gostam
A Culpa é das Estrelas e O Diário de Anne Frank, defendidos, respetivamente, pelas alunas, Inês e Rita Melo, arrecadaram o 1.º e 2.º lugares, na iniciativa «Miúdos a votos: quais os livros + fixes?», na categoria de 3.º Ciclo.
Durante uma grande cerimónia que decorreu na Escola Secundária Vergílio Ferreira, em Lisboa, e que contou com a presença do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, do secretário de Estado da Educação, João Costa, e dos escritores António Torrado, Pedro Seromenho, David Machado e Luísa Ducla Soares, foram divulgados os vencedores de cada ciclo de «Miúdos a Votos».
A iniciativa da VISÃO Júnior e da Rede de Bibliotecas Escolares, apoiada pela Comissão Nacional de Eleições, a Portada, o Plano Nacional de Leitura, a Direção Geral da Educação e a Rádio Miúdos, pretende criar e cimentar hábitos de leitura e promover a cidadania.
«Quais os livros mais fixes?» contou com os votos de alunos de 308 escolas de todo o país. No 3.º Ciclo, A Culpa é das Estrelas, de John Green, reuniu o maior número de votos (13.1% dos votos). Em segundo e terceiro lugares, ficaram colocados os candidatos O Diário de Anne Frank (8,4%) e O Rapaz do Pijama às Riscas (7,7%), respetivamente. Duas histórias cuja ação decorre durante a II Guerra Mundial e que retratam a perseguição nazi aos judeus.
O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, congratulou a comunidade escolar pela adesão ao projeto que une a importância de votar à leitura. «Hoje foi um dia de festa», disse. «Esta iniciativa da VISÃO Júnior e da RBE conseguiu trocar os votos por miúdos e fazer com que as crianças e os jovens entendam verdadeiramente o processo democrático, desde a constituição de listas até ao próprio processo de votação, inclusivé a importância das coligações e das cedências. Foi interessante como se conseguiu associar esse entendimento democrático à leitura», afirmou.

Mais Imagens:

Comentários
Por Celeste Silva (Familiar de aluno), em 2017/05/31
Parabéns minhas queridas, até eu sinto orgulho destas meninas inteligentes criativas e de bom gosto para não falar da humildade, só assim conseguem atingir os objetivos. Sejam felizes, a escrever podemos ser muito felizes, parabéns...

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe