Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

Apresentação dos Contratos de Leitura
Por Inês Azevedo (Aluna, 12.º C), em 2017/04/04454 leram | 0 comentários | 102 gostam
No dia 24 de março, decorreu, no polivalente da ESHM, a apresentação do 12.º Contrato de Leitura, organizada pelos alunos das turmas A e C do 12.º ano e da turma C do 10.º ano, sob a orientação da Professora Catarina de Brito.
A iniciativa, integrada na Semana da Leitura do Município de Esposende, contou com a presença das escritoras, Maria João Lopo de Carvalho e Patrícia Müller, que tiveram a oportunidade de observar o impacto dos seus livros no processo crítico e reflexivo dos alunos. Na verdade, entre os livros que foram analisados pelas turmas desde o início do ano letivo, encontram-se também publicações da autoria de Raquel Ochôa, de Domingos Amaral e de Eugénio Silva.
Ora, o tema desta edição de Contrato de Leitura foi o “Amor” e, por isso, no começo do 1.º período escolar, a Professora cedeu uma lista de livros relacionados com essa temática, permitindo a cada grupo de trabalho a escolha ponderada de um romance factual para ler, estudar e refletir. De facto, depois deste processo inicial, os alunos executaram um elaborado trabalho de pesquisa e de planeamento, com o intuito de mais tarde exporem, numa apresentação oral dirigida à comunidade escolar e concelhia, as ilações extraídas das suas leituras reflexivas.
Na realidade, com o desenvolvimento das tecnologias de informação e de comunicação, torna-se mais evidente a desmotivação e o desinteresse dos jovens para a leitura e para a reflexão acerca da sociedade em que se encontram inseridos. Por este motivo, a promoção e o incentivo da leitura, nomeadamente, através de iniciativas como o Contrato de Leitura, representam um papel peremptório na formação cívica e pedagógica dos alunos, estimulando, ainda, a intervenção dos encarregados de educação e da população de Esposende, o que é fundamental.
Concluindo, além de ter abordado a importância da leitura, na atualidade, o evento constituiu uma oportunidade de a Escola mostrar à comunidade, em geral, o trabalho realizado ao longo do ano, nas aulas de Português, lecionadas pela Professora Catarina.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe