Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

A importância da Arte
Por Beatriz Cepa (Aluna, 12º D), em 2016/11/04598 leram | 0 comentários | 129 gostam
A Arte engloba as manifestações culturais de um povo e inclui, entre outras, a pintura, a escultura, o cinema, a arquitetura, a música e a poesia.
Qualquer tipo de manifestação cultural representa a capacidade de agir, comunicar e expressar as ideias e emoções desse mesmo povo. Com efeito, a Arte é um espelho das circunstâncias históricas e sociais de um povo. Mas, apesar de nunca deixar de pertencer a uma determinada época, está sujeita à interpretação pessoal de cada um, contribuindo para a formação de mentalidades. Por exemplo, ajuda à fomentação de um espírito crítico que permitirá a cada pessoa abrir a sua mente a novas ideias ou formas de pensar e interpretar e, assim, alargar cada vez mais os seus horizontes intelectuais.
Além disso, as manifestações artísticas promovem o refinamento dos nossos gostos literários, cinematográficos ou musicais (acrescentando, desta forma, qualidade, equilíbrio e bem-estar à vida de cada um) e, ao mesmo tempo contribuem para a diversidade social. Cito, a título de exemplo, a música que, pela sua enorme variabilidade melódica e rítmica, permite uma multiplicidade de gostos, combatendo cada vez mais a monotonia.
Em suma, considero que, não obstante as boas e/ou más experiências que a Arte nos possa fornecer, se soubermos aproveitar e retirar de cada oportunidade os ensinamentos mais relevantes, conseguiremos construir uma personalidade mais forte, mais consciente e mais sábia.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe