Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

Visita de Estudo a Mafra
Por Lisandra Morgado (Aluna, 12ºC), em 2016/01/22265 leram | 0 comentários | 41 gostam
No passado dia 16 de dezembro, os alunos do 12º ano participaram numa visita de estudo a Mafra para conhecer o Palácio Nacional de Mafra e assistir ao espetáculo “Leitura encenada do Memorial do Convento”.
Esta atividade, promovida pelos professores de Português – Avelino Santos, Fernanda Losa, Rosa Quinta Costa e Virgínia Portela – e desenvolvida no âmbito do estudo da obra “Memorial do Convento”, de José Saramago, tinha como objetivos: contextualizar espacialmente a escrita de José Saramago, como forma de compreender os contrastes sociais que transparecem da monumentalidade da obra; fomentar o gosto pelo património histórico, cultural e literário nacional e sensibilizar-nos para a sua conservação; desenvolver a sensibilidade literária e estética; desenvolver o gosto pelo teatro e desenvolver o estudo da obra “O Memorial do Convento”, através do contacto direto com os locais onde decorre a acção, facilitando a compreensão da mesma em várias vertentes (histórica, ficcional e crítica).
Iniciamos a viagem de autocarro com destino a Mafra às seis da manhã, tendo lá chegado por volta das 10h15.
Já em Mafra, as turmas foram divididas em grupos, de forma a poder dar-se início às atividades previstas.
A nossa turma, 12ºC, acompanhada pelo professor Avelino, começou por visitar o Palácio de Mafra, sob a orientação de um guia que soube captar a atenção de todos pela sua expressividade, gestos e dinâmica. Iniciamos a visita pela parte exterior do monumento, típico do estilo barroco, com uma explicação dos factos históricos e respetiva analogia com a obra de Saramago. Daqui, ao olharmos para a varanda central, foi-nos possível observar a famosa pedra-mãe (Benedictione).
De seguida, passamos pela basílica, de grande imponência e majestosidade, com um conjunto de seis órgãos, único no mundo. Posteriormente, visitamos a parte interior do palácio, passando por várias salas e salões (que ainda hoje conservam muita da decoração original), com particular destaque para os quartos do rei e da rainha (separados por um corredor de 232 metros). Terminamos a visita na biblioteca do Palácio, que possui uma coleção de mais de 36000 volumes, aos quais o acesso é restrito. O bom estado de conservação dos livros deve-se à existência de morcegos, que eliminam as traças.
Terminada a visita, fomos almoçar e, durante esta pausa, tivemos oportunidade de descobrir e conhecer melhor a vila de Mafra.
Da parte da tarde, assistimos à encenação de excertos de “Memorial do Convento”, uma coprodução do Palácio Nacional de Mafra e da ÉTER Produção Cultural. Na nossa opinião, este espetáculo foi de extrema importância para a compreensão da obra, visto que nos proporcionou uma melhor visão global da mesma.
A peça deu-se por terminada às 17h30, chegando a hora de regressar a Esposende.
A nosso ver, esta visita de estudo decorreu dentro da normalidade, os horários estipulados foram cumpridos e os alunos tiveram um comportamento exemplar, não havendo, portanto, aspetos negativos a apontar. Todos os objetivos foram cumpridos com sucesso e, de uma maneira geral, a atividade foi apreciada por todos, quer alunos, quer professores. Gostaríamos, por fim, de felicitar os organizadores da visita, pois, para além de esta nos ter proporcionado um dia agradável, também foi uma boa forma de consolidarmos melhor os nossos conhecimentos acerca da obra “Memorial do Convento”.


Comentários

Escreva o seu Comentário