A Via Profissionalizante
Jornal da Escola Secundária de Alcácer do Sal
Pesquisa

CTeSP
Por Paulo Fernandes da Anunciação (Professor), em 2016/04/01830 leram | 0 comentários | 159 gostam
Para prosseguimento de estudos uma das opções são os Cursos Técnicos Superiores Profissionais. Aqui ficam alguns esclarecimentos.
Os cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) foram criados pelo decreto-lei nº 43/2014 de 18 de março, que regula um novo tipo de formação de curta duração no âmbito do ensino superior, não conferente de grau académico.

 Estes cursos visam a aquisição de um diploma de nível 5 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ) e pretendem constituir-se como a base para o desenvolvimento de uma área de atividade profissional, para o desenvolvimento pessoal e para o prosseguimento de estudos, com vista à conclusão de um ciclo de estudos de licenciatura.


O que são os CTeSP?

 Estes cursos visam a aquisição de um diploma de nível 5 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ), e pretendem constituir-se como a base para o desenvolvimento de uma área de atividade profissional ou vocacional, para o desenvolvimento pessoal e para o prosseguimento de estudos, com vista à conclusão de um ciclo de estudos de licenciatura.

Que qualificação confere os CTeSP?

Os cursos técnicos superiores profissionais conferem o nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).

Como estão organizados os CTeSP?

Os CTeSP têm a duração de dois anos (quatro semestres). Nos três primeiros semestres os estudantes frequentam disciplinas de formação geral e científica (cerca de 30%) e disciplinas de formação técnica (cerca de 70%).
 70% das horas de aulas das disciplinas de formação técnica são de aplicação prática, laboratorial ou oficinal, consoante o tipo de profissão para que o curso prepara.
 O último semestre é preenchido com um estágio que assegurará a aplicação da formação adquirida às atividades profissionais para que o curso prepara.

Aqui ficam algumas propostas para obter mais informação.

http://www.si.ips.pt/ese_si/cursos_geral.apresentacao?P_grau=CTeSP

https://www.ipbeja.pt/CURSOS/CSTP/Paginas/default.aspx

https://www.ua.pt/ensino/PageText.aspx?id=19016


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe