Verdes Anos
Jornal do Pré-escolar Escola Básica Espinho 2
Pesquisa

"Hallacas"
Por Manuela Cardoso (Professora), em 2015/02/06844 leram | 0 comentários | 112 gostam
Tradição Gastronomica de Natal na Venezuela
As HALLACAS são um dos pratos mais reconhecidos e complexos da gastronomía venezuelana. É o prato mais tradicional dos que embelezam as festividades de Natal na Venezuela.
A hallaca é o resultado do processo histórico que sofreu a sociedade venezuela. Assim a cobertura de folhas de bananeira defumadas até os detalhes que enfeitam e compõem o molho da carne, pasando pelo seu ingrediente principal, a massa de milho corada com onoto, fez a hallaca tornar-se a expresão mais vísivel do processo de origem do venezuelano como povo mestiço.
Cada ingrediente tem as suas origens: a folha da bananeira usada quer pelo escravo negro de Africa quer pelo indio do continente americano, é a maravilhosa cobertura que ao ser descoberta traz ao presente o pasado dos indígenas nativos, pois a massa de milho corada com onoto é quem nos recebe com a sua magnifica cor dourada, seguidamente, no seu interior, podemos apreciar a chegada dos espanhois a estas terras com carnes de galinha, porco e de vaca, as azeitonas, as alcaparras e as uvas passas tudo cortado de forma esmiuçada, refogado e distribuido dando origem a um manjar exótico.
A palavra “Hallaca” provem dos indios Guaranis e deriva da palavra “ayúa” ou “ayuar” que significa misturar ou envolver. Assim, de estas palavras presume-se que “ayuaca” seja uma coisa misturada que por evolução linguística passou a designar-se “ayaca”.
A hallaca é motivo de orgulho da cozinha venezuelana, e apresenta-se sem distinções sociais na mesa de Natal de todos os venezuelanos.
É um prato que deve ser feito por etapas e com certa ordem de execução, requer muito tempo e trabalho e de preferência a colaboração de várias pessoas.
No mes de Dezembro quando as festas natalícias transbordam a alegria do venezuelano, as hallacas são parte importante da celebração, fazem-se trocas, oferecem-se, vendem-se...ie, não há Natal na Venezuela sem hallacas.
Para a sua confeção há diversas receitas, dado cada região ter as suas especificidades, além de que tal como acontece com a maior parte dos pratos cada família lhe confere o seu toque pessoal.


(Partilha da mãe da Viviana)

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe