Verdes Anos
Jornal do Pré-escolar Escola Básica Espinho 2
Pesquisa

Verdes Anos
Por Helena Maia (Administrador do Jornal), em 2014/11/13225 leram | 0 comentários | 13 gostam
Artigo escrito pela Susana Teixeira (mãe do João Maria)
Numa época em que tanto se apela à responsabilidade social e, em especial, neste Dia Mundial da Generosidade, é para mim um especial prazer redigir um artigo para a estreia do jornal batizado com o nome “Verdes Anos”. Esta iniciativa da Sala dos Verdes pretende reforçar a importância do trabalho desenvolvido por uma escola que persiste na promoção da interação entre a “escola, a família e a comunidade” e a consequente responsabilização de todo estes agentes educativos no desenvolvimento global das crianças.
Todos nós, pais e encarregados de educação, por exigências de vária ordem, nos deparamos com as dificuldades em conciliar a vida profissional e familiar, o que condiciona tantas vezes a quantidade e qualidade do tempo que passamos com as nossas crianças. Cada dia... cada semana passa a correr e são consecutivamente adiadas promessas: “mais logo conto-te essa história”, “amanhã brinco contigo”, “hoje não, mas no fim-de-semana levo-te ao parque”. Promessas que, muitas vezes, ficam por cumprir, adiadas para um qualquer dia e hora incertos... para quando o tempo permitir.
Já o tempo passado na escola, é certo, é definido e planeado e, é cada vez mais longo para a maioria das crianças. É lá que elas estão quase todo o dia, todos os dias, e é por isso que a vida escolar não nos pode ser alheia, mas antes entendida como uma extensão das nossas casas, das nossas famílias, cuja identidade tem o cunho de cada um dos nossos filhos. Na Escola o ambiente é estruturado, há horas para aprender, para experimentar, para criar, para brincar livremente e para socializar. Tudo é feito com a intenção concreta de promover o desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional das nossas crianças, mas tudo perde força e sentido se for feito de forma separada da família e da comunidade. Este é um trabalho que exige o nosso olhar atento e o nosso interesse e envolvimento. Este é um propósito que temos a responsabilidade de promover, de acompanhar, prestando contributos diversos. O Jornal Verdes Anos, é mais uma ferramenta criada pela Educadora Manuela Cardoso para nos auxiliar na construção deste projeto contínuo que é o crescimento saudável dos nossos filhos sustentado por uma escola Viva.


Susana Teixeira, mãe do João Maria


Comentários

Escreva o seu Comentário