Trash League
Jornal da Escola C.e. Sesi 344 de Ribeirão Preto
Pesquisa

Tipos de animais
Por Matheus Silva (Aluno, 8º Ano), em 2016/10/05510 leram | 0 comentários | 122 gostam
Oque são animais silvestres, exóticos, domésticos e sinantrópicos?
O que é um animal silvestre?

  Animal silvestre é todo aquele de espécie que naturalmente nasce e vive em ambientes naturais tais como florestas, savanas, oceanos e rios. Por sua vez, um animal silvestre pode ser considerado nativo ou exótico.

O que é um animal silvestre exótico?

  Animal silvestre exótico é todo aquele, terrestre ou aquático, cujo ciclo de vida natural ocorre em território distinto daquele utilizado como referência, ou então, do local onde o animal se encontra no momento. Por exemplo: um leão é um animal exótico ao Brasil, pois é originário do continente africano e não ocorre naturalmente nas florestas nacionais. Já o sagui-do-tufo-branco, bastante encontrado em parques e florestas de São Paulo, é considerado um animal exótico ao Estado, apesar de ser de uma espécie natural do Nordeste do país.

O que é um animal doméstico?

  Animal doméstico é todo aquele de espécie que ao longo dos anos tiveram suas características físicas e comportamentais alteradas passando a se distinguir das espécies que se originaram. São animais que durante muitos anos foram utilizados pelo homem, como animais de companhia ou de produção, e com ele desenvolveram estreita relação de dependência. Podemos citar como animais domésticos os cães, os gatos, os cavalos e os porcos.

  Os animais domésticos também são protegidos por lei, sendo proibido sujeitá-los a maus tratos. Apesar disso, não é necessário nenhuma autorização do órgão ambiental competente para se criar, reproduzir ou comercializar animais domésticos

O que é um animal sinantrópico?

  Animal sinantrópico é aquele de espécie silvestre ou doméstica que utiliza recursos de áreas antrópicas, isto é, áreas habitadas pelo homem, de forma permanente, utilizando-as como área de vida, ou de forma transitória, como local de passagem ou descanso. Podemos citar como animais sinantrópicos os pombos-domésticos, os urubus, os ratos, os gambás, as baratas e algumas aves tais como o sabiá-laranjeira, o bem-te-vi e o periquito-verde, muito comuns nas áreas urbanas da cidade de São Paulo.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe