Trash League
Jornal da Escola C.e. Sesi 344 de Ribeirão Preto
Pesquisa

Mini porco ? Febre no Brasil
Por Lucas Marques (Aluno, 7ºano), em 2016/10/031113 leram | 0 comentários | 121 gostam
Veja como está essa mania no Brasil por um mini pig
O mini porco é um animal que virou mania no Brasil. Extremamente dócil e inteligente, ele vem ganhando espaço nas casas das famílias brasileiras e fazendo a alegria das crianças. Os porquinhos podem ser criados, inclusive, dentro do apartamento.

O mini porco faz parte de uma linhagem de suínos que não atinge o tamanho de um porco comum, isso permite que esses porquinhos, também conhecidos como micro ou mini pig, sejam criados em casa, como qualquer outro animal doméstico.

Mini porco: a nova mania nacional. (Foto: Divulgação)
Mini porco: a nova mania nacional. (Foto: Divulgação)
Além de pequeno, o mini porco é muito inteligente e fácil de ser adestrado, sendo uma ótima opção de criação para quem não pode ter um cachorro ou um gato. Quem já tem outro pet também pode adquirir um mini porco, pois a convivência do mini pig com outros animais costuma ser bem tranquila, devido ao seu comportamento calmo e amoroso.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO MINI PORCO

Características físicas: Enquanto um porco comum pesa cerca de 100 kg, o mini porco pesa em média 25 kg e mede de 30 a 40 cm, seu tamanho na fase adulta pode ser comparado ao de um cachorro da raça buldogue. A coloração do porquinho é variada e, ao contrário dos animais de estimação comum, como os cães e gatos, o mini porco não solta pelos, sendo uma ótima opção de criação para quem tem alergia.

Filhotinho fofo de micro pig. (Foto: Divulgação)
Filhotinho fofo de micro pig. (Foto: Divulgação)
Comportamento: No ranking de animais mais inteligentes do mundo, os mini porcos ocupam a 4º posição, isso significa que seu adestramento é muito fácil e que seu comportamento pode ser definido pelo dono, a partir de regras e costumes que devem ser atribuídos desde quando são filhotes. Outra característica do mini porco é a afetuosidade, eles se apegam com facilidade e são tão companheiros quanto os cachorros.

COMO CUIDAR DE UM MINI PORCO?

O micro porco precisa de cuidados especiais, assim como qualquer outro animal de estimação.

Cuidados com a saúde

O ideal é que ele tenha um espaço grande reservado para se exercitar e brincar a vontade todos os dias, isso ajuda na prevenção de doenças como a obesidade, e também impede que ele se torne um animal estressado e agressivo. Caso o local seja pequeno, o dono precisa ter tempo para passear com o porquinho de estimação pelo menos uma vez ao dia. Além dos cuidados no dia a dia, os porquinhos precisam estar sempre com as vacinas de leptospirose e vermífugo atualizadas.

É importante reservar um tempo para brincar com o seu porquinho. (Foto: Divulgação)
É importante reservar um tempo para brincar com o seu porquinho. (Foto: Divulgação)
Cuidados com a alimentação

Nas refeições dos porquinhos, se inclui alimentos como legumes, verduras, grãos e uma ração especial composta por fibras. A alimentação deve ser equilibrada desde o inicio da vida, para garantir que ele sempre seja saudável e alcance a expectativa de vida da espécie, que é de em média 25 anos.

Cuidados com a higiene

Ao contrário do que se imagina, os micro porcos são animais limpos, só fazem suas necessidades no local ensinado e gostam de tomar banho. O banho deve ser dado uma vez por semana com shampoo neutro e o enxague feito com água em temperatura ambiente, por conta da pele muito sensível é necessário que o mini porco use hidratante e protetor solar diariamente.

Cuide da higiene do pet. (Foto: Divulgação)
Cuide da higiene do pet. (Foto: Divulgação)
Você quer saber mais sobre o mini pig? Então assista ao vídeo:



PREÇO DO MINI PIG

O preço do mini pig varia de R$ 800 a R$ 1500, antes de comprar um porquinho de estimação, certifique se no seu município é permitida a circulação desse tipo de animal em áreas urbanas e se é necessário algum documento de autorização para criação de porcos em casa. O local da compra deve ser de confiança, busque referencias para não correr o risco de ser enganado e comprar um filhote de porco comum.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe