Trash League
Jornal da Escola C.e. Sesi 344 de Ribeirão Preto
Pesquisa

Porcos vietnamitas
Por Paulo Ricardo (Aluno, 1° E.M.), em 2016/09/18803 leram | 0 comentários | 41 gostam
Inteligentes e sensíveis, os porquinhos vietnamitas já conquistaram até astros como George Clooney
Cães e gatos são os animais de estimação mais populares. E, enquanto as aves, os coelhos, os peixes ou os hamsters também podem ser eleitos como animais de estimação, nos últimos tempos, os porcos parecem estar se impondo. Mas não os porcos como vemos nas fazendas, tratam-se de porquinhos anões vietnamitas, animais que encantam com o seu encanto e simpatia.
Conheça um pouco mais sobre eles:

    Inteligentes e sensíveis, são os menores entre as raças de porcos. Pesam entre 45kg e 50kg, enquanto os porcos de outras raças podem alcançar 400kg, e têm uma expectativa média de vida de entre 20 e 25 anos. Seus pelos são curtos, então podem ser banhados e penteados facilmente. A cor da pelagem pode ser preta, rosada, branca ou pintada.
    São animais onívoros, ou seja, comem de tudo e costumam engordar facilmente. Por isso, é importante cuidar da alimentação destes pequenos suínos, já que tendem a ser gulosos. Há no mercado compostos de cereais que são os mais indicados para sua nutrição, e que devem ser acompanhados de uma grande variedade de hortaliças, frutas e verduras.
    Não costumam ser portadores de doenças, mas devem ser vacinados, desparasitados e examinados periodicamente pelo veterinário como qualquer outro animal de estimação.
Ao contrário do que se costuma pensar da maioria dos suínos, os porcos vietnamitas não cheiram mal. Eles fazem suas necessidades na areia, terra ou caixa de areia.
Uma das características principais dos porcos vietnamitas é seu olfato desenvolvido. São bons rastreadores e suas virtudes como buscadores de trufas são bem conhecidas. Mas, em alguns países, essas qualidades são utilizadas para detectar explosivos e drogas.
Conhecer lugares novos, passear e aventurar-se em lugares desconhecidos são seus hobbies.
    Eles usam diferentes sons para se comunicar: se desejam transmitir saudações, uma solicitação, um agradecimento, mostrar prazer ou aborrecimento, o farão com sons diferentes.
    Nunca o ponha nunca de pernas para o ar. É uma posição que lhes desagrada, porque provoca uma sensação de insegurança e ameaça.
    Os filhotes que têm mães dóceis e que foram desmamados de forma correta são mais sociáveis e, portanto, os mais aptos para se ter como animais em casa. O desmame prematuro, com o tempo, poderá vir a acarretar problemas de comportamento.
    Os porquinhos não se adaptarão à vida em uma casa se você os tratar de forma brusca ou se você não tiver paciência para ensinar-lhes as normas básicas de convivência. Dada a grande inteligência dos porquinhos vietnamitas, se não forem impostas regras claras, eles poderão se tornar grandes malcriados.
    Eles têm uma grande necessidade de afeto e adoram receber carícias. Precisam sentir-se parte da família, integrar-se ao seu novo grupo social.
    O ar livre e o exercício moderado diário são de grande utilidade, tanto para a saúde física como para o equilíbrio mental destes animaizinhos.

Como você pode ver, com carinho, paciência e com a educação adequada, os porcos vietnamitas podem chegar a ser animais divertidos, brincalhões e obedientes que poderão até ser levados para passear na coleira.


Comentários

Escreva o seu Comentário