Trash League
Jornal da Escola C.e. Sesi 344 de Ribeirão Preto
Pesquisa

Zooterapia ou terapia assistida por animais
Por Thiago Campos (Aluno, 1° Ano E.M./2016), em 2016/09/18490 leram | 0 comentários | 197 gostam
Um amigo pet pode ajudar muito na saúde das pessoas
A terapia com cães não promete a cura de doenças, mas promove benefícios físicos e mentais, tais como melhoria da capacidade motora, do sistema imunológico, dos sintomas da depressão; diminui a ansiedade e a pressão sanguínea, aumentam a sociabilidade e sentimento de autoestima.

A presença do cachorro no hospital ameniza o ambiente e favorece as relações e a comunicação entre as pessoas, inclusive entre os profissionais de saúde.
A utilização de animais em ambientes hospitalares ocorre com frequência em hospitais nos Estados Unidos há várias décadas. No Brasil, o método foi introduzido no ano de 1997 pela veterinária e psicóloga Dra. Hannelore Zucks e é chamado de zooterapia ou terapia assistida por animais.

É utilizado principalmente com crianças, idosos e doentes mentais. Os animais mais utilizados em hospitais e casas de repouso são cães e gatos. As raças preferidas de cachorros são a Golden Retriver e o Labrador, mas qualquer cão pode ser terapeuta, desde que seja saudável, dócil e treinado.

Estudos feitos com pessoas que perderam seus cônjuges mostram que os donos de animais estão menos propensos à depressão e à sensação de isolamento. Uma pesquisa realizada pela Universidade britânica de Cambridge, em 2002, comprova que a maioria das pessoas que adquirem cães desenvolve segurança e autoestima.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe