Trash League
Jornal da Escola C.e. Sesi 344 de Ribeirão Preto
Pesquisa

Que é água de Reuso ?
Por Pedro Sousa (Aluno, 1 Ano / Administraçã), em 2016/03/16155 leram | 0 comentários | 14 gostam
Diante da escassez de água em nosso país e principalmente no Estado de São Paulo no ano passado (2015), a população foi "forçada" a encontrar alternativas e maneiras do reaproveitamento da água, sendo a água de reúso é uma delas.
A crise da escassez de água em 2015 e o como consequência o seu encarecimento foi um acontecimento que propiciou e que "forçou" aos brasileiros a buscarem e a conhecerem alternativas de reaproveitamento de água. Uma destas maneiras é a água de reúso, pelo nome já podemos interpretar o que é, mas vale a pena saber mais sobre esta maneira ainda tão pouco praticada de forma eficaz.

A água de reúso pode ser definida como água residuária.

Água residuária é aquela que se encontra dentro dos padrões estabelecidos para a sua reutilização. A água residuária pode ser encontrada em nossa própria casa, tal como de proveniência do banho e cozinha. É também encontrada em processos de fabricação industrial e águas de infiltração, que normalmente é tratada em Estações de Tratamento de Esgoto.

Existem dois tipos principais de reúso: o indireto e o direto.

Reúso indireto:
O reúso indireto é aquele em que a água é utilizada pelo homem e liberada novamente nos corpos hídricos sem ou com tratamento prévio.

Reúso direto:
O reúso direto, por sua vez, é o uso planejado da água residuária. Dessa forma, são realizados tratamentos, e essa água é transportada até seu local de uso. Nesse último caso, a água não é lançada no meio ambiente.

A água de reúso possui uma qualidade inferior quando comparamos com a à água potável e não é usada diretamente para o consumo.

Em grande parte dos casos, sua utilização engloba:

Geração de energia, refrigeração de equipamentos, lavagem de carros, irrigação de campos para cultivo, combate a incêndios, limpeza de ruas e irrigações de jardins.

Todas essas atividades não necessitam da utilização de água potável, portanto , a água de reúso faz com que maior quantidade de água potável seja disponibilizada, ajudando,no problema de abastecimento.

A água de reúso é, sem dúvidas, uma ótima alternativa para a atual crise hídrica na qual o Brasil encontra-se. A reutilização da água promove o uso sustentável de recursos hídricos, diminui a quantidade de esgoto lançada nos rios e lagos, além, é claro, de aumentar a disponibilidade para fins em que há necessidade de potabilidade.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe