Trash League
Jornal da Escola C.e. Sesi 344 de Ribeirão Preto
Pesquisa

VOCÊ SABIA QUE.. (Sacolas Plásticas)
Por Natalia Aguiar (Aluna, 6A), em 2015/11/17127 leram | 0 comentários | 53 gostam
Você sabia que nós precisamos da natureza mais do que ela precisa de nós?
apesar de ser um material prático e de baixo custo, flexível, resistente e durável, o plástico pode demorar 50 a 450 anos para se decompor.
... um saco plástico convencional é fabricado em um segundo, usado durante 20 minutos e, se não for reciclado, leva aproximadamente 400 anos para se decompor naturalmente e produz gás metano, 21 vezes mais poluidor que o gás carbônico.
... se você usar em média um saco/sacola plástica por dia e considerar que esta demorará somente 50 anos para se decompor, quando o primeiro saco começar a se degradar, você já terá utilizado mais de 18.000 sacos plásticos. Onde colocaremos tanto lixo?
... o isopor funciona como isolante nos aterros sanitários, dificultando a degradação do lixo orgânico. Seu grande volume também agrava a situação dos aterros sanitários, que já estão com sua capacidade acima do limite.
... a produção de 1kg de plástico de garrafas PET consome petróleo (recurso finito), 17,5 litros de água e resulta na emissão de mais de 6 poluentes significativos do ar.
... só 15% dos plásticos rígidos e flexíveis consumidos no Brasil retornam à produção como matéria-prima? Deste total, 60% provêm de resíduos industriais e 40% do lixo urbano.
... resíduos plásticos ameaçam a vida marinha, pois podem matar os animais estrangulados ou engasgados ao engolir o plástico jogado nas praias ou esgoto despejado no mar. Aumentam o risco de enchentes, pois entopem bueiros e a rede de esgoto. Favorecem a proliferação do mosquito da dengue, pois potes e copos plásticos jogados fora podem acumular água parada da chuva.

Se cada um se esforçar e mudar seus hábitos, estará fazendo a sua parte para preservar o planeta.
 
Seja um multiplicador. Passe as orientações que aprendeu aqui para amigos, familiares e outras pessoas. Incentive-os a também preservar o planeta. Faça parte dessa corrente para conscientizarmos e estimular a mudança de atitudes junto ao maior número de pessoas possível.
 
Estimule a mudança de atitudes em seu prédio, escola, trabalho, igreja, clube e organizações. Saiba se já existe projetos em andamento. Dê sugestões que contribuam para a economia de água, energia e recursos naturais. Fale sobre a importância da implantação da coleta seletiva e outras orientações que ajudem a preservar o planeta.

A natureza conta com sua ajuda. Leve essa idéia adiante!


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe