Trash League
Jornal da Escola C.e. Sesi 344 de Ribeirão Preto
Pesquisa

THE FOUR R´s
Por Natalia Aguiar (Aluna, 6A), em 2015/11/17171 leram | 0 comentários | 53 gostam
A redução do consumo de energia, de matérias - primas e recursos naturais é significativa.
Reduzir - a redução deve ser adoptada por cada um de nós e pode vir a assumir um grande significado no balanço global. Sendo assim, o primeiro passo é reduzir os resíduos produzidos, ou seja, controlar o peso e o volume dos resíduos, evitar consumos supérfluos e desperdícios como o uso excessivo de água, luz e gás.
As indústrias, por exemplo, podiam desempenhar um papel importante na redução através da adopção de novos processos e tecnologias menos poluentes sem danificar a qualidade do produto.
 
 
Reutilizar - a reutilização consiste em utilizar um produto mais do que uma vez para o mesmo fim, evitando assim o seu lançamento ao balde do lixo. Este processo permite minimizar a poluição.
 
 
Reciclar - a reciclagem é um processo que permite transformar materiais já utilizados noutros para nova utilização. Para que os materiais possam ser reciclados é necessário proceder a sua deposição no respectivo ecoponto. Os materiais mais comuns no processo de reciclagem são o vidro, o papel/cartão e o plástico/metal.


Reparar - A reparação é um processo que consiste na recuperação de certos materiais, que ainda estejam em mínimas condições para serem trabalhados e posteriormente utilizados, como os móveis.

Pense antes de comprar e racionalize o consumo, recuse embalagens desnecessárias, evite o desperdício, gere menos lixo, escolha produtos mais duráveis.
 
Prefira produtos e embalagens que possam ser reciclados. Evite sacos e embalagens de presente metalizadas, entre outros produtos e embalagens que não são recicláveis e demoram muitos anos para se decompor.
 
Consuma com consciência. Sugerimos alguns critérios para a escolha de produtos e serviços no dia-a-dia.
Eu realmente necessito desse produto?
O produto polui ou agride a natureza, a água, o solo,...?
O produto é produzido com matéria-prima renovável ou reciclada?
O produto e sua embalagem podem ser reciclados ao término da vida útil dele?
A empresa está focada em desenvolver um modelo de negócio sustentável, com responsabilidade social e ambiental?
Consumir produtos e serviços de empresas não preocupadas com a conservação do planeta e que desrespeitam o meio ambiente é como dizer: "Sim, eu concordo com a perpetuação de práticas que agridem o meio ambiente". Ao reduzir seu consumo de produtos deste tipo obrigará tais empresas a efetuar mudanças em prol do meio ambiente para continuarem no mercado.

Vamos pensar mais no nosso planeta, no nosso futuro e no futuro dos nossos filhos. Se conscientize e ajude a si mesmo.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe