Trash League
Jornal da Escola C.e. Sesi 344 de Ribeirão Preto
Pesquisa

Separação de Lixos
Por Isabela Quiorato (Aluno, Adm 6ªA), em 2015/11/11409 leram | 0 comentários | 89 gostam
separação de lixos por cores e locais apropriados.
O treinamento para a separação desse tipo de resíduo é uma exigência do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e oferecerá subsídios para que os hospitais e clínicas elaborem planos de gerenciamento de resíduos do serviço de saúde. O objetivo é adequar a estrutura das unidades para o tratamento correto dos resíduos.
Segundo as normas sanitárias, o lixo hospitalar deve ser rigorosamente separado e cada classe deve ter um tipo de coleta e destinação. De acordo com as normas, devem ser separadas conforme um sistema de classificação que inclui os resíduos infectantes

- lixo classe A, como restos de material de laboratório, seringas, agulhas, hemoderivados, entre outros, perigosos

- classe B, que são os produtos quimioterápicos, radioativos e medicamentos com validade vencida

- classe C, o mesmo produzido nas residências, que pode ser subdividido em material orgânico e reciclável.

O treinamento visa adequar os estabelecimentos às novas normas de tratamento do lixo hospitalar, estabelecidas na Lei Federal nº 237, de dezembro do ano passado. Os hospitais têm prazo para apresentar um plano de gerenciamento dos resíduos e, com isso, obter um licenciamento ambiental e adaptar-se às exigências legais. Caso não consigam o licenciamento, ficam sujeitos à aplicação de multas diárias pelo sistema de vigilância sanitária.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe