Trash League
Jornal da Escola C.e. Sesi 344 de Ribeirão Preto
Pesquisa

Kit para reutilização de água da maquina de lavar
Por Camila Siqueira (Aluno, ADM 6° Sem - turma A), em 2015/11/08271 leram | 0 comentários | 68 gostam
Kit armazena água descartada pela máquina de lavar rupas para ser usada em outros afazeres domésticos
Lavar roupas é uma tarefa muito necessária, mas proporciona um dos maiores gastos hídricos do ambiente doméstico, junto com as limpezas da garagem, do carro e o rotineiro hábito de dar descarga. Mas e se você pudesse armazenar a água de um desses afazeres para utilizá-la em outros? Existem muitos modos de captar água para posterior reutilização, um dos modos mais eficientes é utilizando a cisterna modular.

"Ué, mas a cisterna não serve só para captar água da chuva"? É aí que você se engana, pois existe uma cisterna específica para outras atividades. Diferente da cisterna modular, o kit reúso de água para máquina de lavar funciona para reutilizar a chamada água cinza, que no caso é proveniente dos enxágues da máquina de lavar. O kit conta com a simpática cisterna de 65 litros feita de polietileno, que apresenta uma torneira para permitir a extração fácil da água armazenada, e uma base palete de polietileno, um plástico leve e resistente capaz de aguentar o peso da cisterna, que pode variar de 5 kg (vazia) até 70 kg (cheia) por módulo.

A instalação é fácil, basta colocar a mangueira da saída de água da máquina de lavar na cisterna e esperar o final da lavagem. Uma preocupação para aqueles que reutilizam a água da máquina de lavar colocando-as em tambores, é a proliferação do mosquito da dengue. Felizmente, o kit reúso não possui aberturas que permitam que os mosquitos da dengue depositem seus ovos na água.

Por ser água de reúso, ela não pode ser ingerida e deve ser utilizada em até no máximo 48 horas, ou começará, possivelmente, a exalar mau cheiro, já que possui sabão, amaciante, sujeira, cabelo e células mortas da pele - isso faz com que ela gere mais bactérias que a água da chuva e que se decomponha mais rapidamente.

Essa água pode ser usada na descarga, nas lavagens do quintal, do carro e da calçada. Também pode ser usada na lavagem de embalagens que serão recicladas, principalmente caixas de leite.

Se você utilizar três ciclos de enchimento de água da máquina para lavar roupas, descarte o primeiro (que contém grande quantidade das impurezas citadas acima) e guarde o segundo ciclo no kit modular. Em seguida, coloque a água do kit na máquina para o terceiro ciclo - assim você já economiza cerca de 60 litros na lavagem de roupas. Sem contar que a água do último ciclo também pode ser poupada para as outras tarefas domésticas também citadas anteriormente.

Segundo o Instituto Akatu, o reúso da água da máquina é capaz de trazer uma economia de 5% no consumo de água em casa. Ou seja, além de simpático, o kit reuso de água também é econômico e diminui sua pegada hídrica.

O kit é leve, fácil de transportar (para o caso de mudanças ou empréstimos) e está disponível em diferentes cores.

Fonte: http://www.ecycle.com.br/component/content/article/43-drops-agua/3589-kit-reuso-de-agua-para-maquina-de-lavar-roupa-praticidade-pratico-economiza-agua-facil-transportar-instalar-leve-plastico-polietileno-conjugado-lavadora-cisterna-atividades-ciclo-lavagem-carro-quinta-calcada-descarga-garagem-embalagens-recicladas-hidrica.html


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe