Trash League
Jornal da Escola C.e. Sesi 344 de Ribeirão Preto
Pesquisa

REUTILIZANDO MATERIAIS
Por Jayne Aparecida de Carlo (Aluna, 6), em 2015/11/08147 leram | 0 comentários | 57 gostam
10 DICAS PARA EVITAR O DESCARTE DESNECESSÁRIO
Segundo estudo feito pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (Abelpe), o Brasil produz cerca de 61 milhões de toneladas de lixo por ano, produção que cresce cerca de 6,8% ao ano. Essa produção crescente ultrapassa, inclusive, o ritmo de crescimento da população urbana. O Intituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou em seu CENSO de 2010 que a população urbana cresceu cerca de 1% ao ano na última década. O problema da superprodução de lixo vem se tornando preocupante, principalmente, nos países em desenvolvimento onde ainda são incipientes estratégias e medidas políticas que visem dar outra destinação ou tratamento ao lixo gerado.

A fim de promover e democratizar o pensamento sustentável, assim como práticas individuais ecológicas, um grupo de pesquisadores, encabeçado por Thomas Enlazador, elaborou o Almanaque de Práticas Sustentáveis, onde são fornecidas diversas sugestões para um cotidiano e uma vida mais equilibrada com o meio ambiente. A Pitanga Digital já sintetizou algumas dessas dicas e sugestões elencando as que considera de suma importância (disponível aqui). Segundo o Almanaque, a tônica dessa mudança comportamental deve passar pelos 7 erres, que são: Recusar, Reduzir, Reutilizar, Repensar, Resignificar e Radicalizar.

Para colaborar com a redução da produção de resíduos sólidos urbanos (RSU), promovendo sua reutilização ou mesmo reciclagem e, principalmente, o descaracterizando enquanto lixo, selecionamos algumas imagens que provam que a criatividade pode resignificar um objeto destinado ao descarte, tornando-o novamente útil e, não raro, belo. Esperamos que sejam estimulados por essas ideias e tenham outras ainda mais criativas. Boas ideias a todos.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe