Trash League
Jornal da Escola C.e. Sesi 344 de Ribeirão Preto
Pesquisa

Os 4 R’s da Sustentabilidade
Por Bianca Penarbel (Aluna, 6B), em 2015/11/081472 leram | 0 comentários | 262 gostam
A sustentabilidade tem vários pilares, entre eles os R's da sustentabilidade, antes conhecidos como 3, hoje já se falam em 4, mas quais são eles?
1º R - Repensar, 2º R - Reduzir, 3º R - Reutilizar, 4º R - Reciclar

Cada vez mais devemos Repensar o que estamos fazendo com aquilo que consumimos, onde depositamos nosso lixo tem se tornado parte do dia a dia das pessoas. É imprescindível termos esses questionamentos se buscamos um mundo melhor para nós, nossos filhos e netos.

Reduzir torna-se a primeira opção do processo em sim, pois impactará numa menor quantidade de lixo per capta, Como fazer? Comprar produtos que não venham com muita embalagem e de que realmente precisemos. Usar produtos caseiros, fazer comida em casa, são opções para reduzir lixo e ainda ajudam a você ter uma vida mais saudável e natural. Existem muitas maneiras de reduzir o nosso lixo. Quando vamos ao mercado estamos aptos a escolher os produtos de embalagens mais econômicas, não utilizar sacolas plásticas dos supermercados e reutilizar os plásticos para colocar as frutas e vegetais.

Também podemos relembrar a epóca em que nossas avós faziam as próprias receitas, seja de alimentos, beleza e até limpeza, alem de estar ajudando o meio ambiente, estamos criando hábitos mais saudáveis. Se você conhece uma receita encaminhe para nós!

Reutilizar é o momento que usamos e abusamos da criatividade. Para a reutilização de um material existem muitas maneiras, basta usar sua criatividade.Essa é uma área que sempre iremos criar coisas novas! Como disse antes, essa é a parte mais criativa do consumo consciente, podemos transformar materiais que iriam para o lixo em utensílios pra casa, decoração e até presentes.

Reciclar - No Brasil durante muito tempo foi difundido a divisão de materiais recicláveis, porém na Austrália o governo afirma que material reciclável é reciclável e por isso vão todos para o mesmo lugar e lá é feita uma nova separação de materiais. Por isso não se sinta culpado se você colocar todo seu lixo reciclado no mesmo lixo. A cidade de São Paulo também esta divulgando os dias e horários que o caminhão de lixo reciclável passa, descubra o mais perto da sua casa.

Autor: NaNá Pasetto
Link: http://www.ecorunlife.com.br/index.php?temp=temp1&postid=36


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe