Trash League
Jornal da Escola C.e. Sesi 344 de Ribeirão Preto
Pesquisa

Detergente caseiro, econômico e sustentável
Por Reinaldo Camilo de Oliveira (Aluno, Barão Mauá ADM 6ºB), em 2015/11/08238 leram | 0 comentários | 81 gostam
Saiba como fabricar sabão líquido para substituir o detergente comum
O detergente é um dos produtos de limpeza mais consumidos no nosso dia a dia. Mas o que muita gente não sabe é que os agentes químicos de sua composição, alguns deles derivados de petróleo, podem ser prejudiciais ao meio ambiente, sobretudo quando despejados em redes de esgoto que não possuem o tratamento adequado.

Mas há um modo de evitar o uso dos detergentes industrializados e obter um ótimo efeito limpante. Basta fazer o seu próprio detergente caseiro! Confira abaixo como produzi-lo. Na sequência, entenda como os ingredientes da fórmula conseguem ser eficientes.

Ingredientes
•1 tablete de sabão feito com óleo de cozinha usado (200 g) - de modo alternativo, também é possível usar sabão de coco, mas os resultados não ficarão tão satisfatórios;
•3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio (42 g) - veja aqui onde comprar;
•3 litros de água;
•Álcool etílico hidratado (50 ml);
•Óleo essencial de sua preferência (10 ml).
.
Materiais
•1 panela grande;
•1 ralador;
•Recipientes para armazenamento.
.
Modo de preparo

Rale as 200 gramas do sabão. Em seguida, esquente os três litros de água na panela e adicione as raspas. Quando elas se dissolverem, adicione, na seguinte ordem, os 50 ml de álcool, as três colheres de sopa de bicarbonato de sódio e os 10 ml do óleo essencial (você pode produzir sua própria essência, saiba como aqui). Misture bem por cinco minutos, deixando descansar por uma hora. Pegue recipientes limpos, de preferência com tampa dosadora (como na imagem do início do vídeo), e divida o sabão entre eles.

Pronto! O seu detergente caseiro está feito! Agora você pode lavar suas louças impactando menos o meio ambiente.

Em comparação com o detergente comum, o modelo caseiro fica bem menos homogeneizado, ou seja, há uma parte mais líquida e outra parte mais viscosa dentro da recipiente. Mas fique tranquilo, pois isso não significa que ele "deu errado" ou que não conseguirá efetuar a limpeza. Basta agitar o frasco antes de usá-lo.

Poder de limpeza

E por que a mistura dos ingredientes citados consegue se transformar em um bom produto limpante? O sabão em pedra possui a propriedade de quebrar moléculas de gordura (veja mais aqui) e o bicarbonato de sódio consegue adsorver odores, fazendo com que as moléculas responsáveis pelos aromas fiquem retidas nas superfícies dos grãos de bicarbonato. Esses grãos também são abrasivos, proporcionando atrito e consequente ação limpante para remover sujeira - a limpeza é mecânica e substitui a limpeza química dos detergentes industriais, produzidos principalmente a partir de sais de ácido sulfônico (ou seja, utilizando derivados de enxofre para tal, sendo estes mais agressivos). Portanto, usando o detergente caseiro, é necessário que você esfregue mais os utensílios sujos para que eles sejam devidamente limpos.

A questão da água

A eficiência de qualquer sabão depende também da natureza química da água, que pode ter variação na composição dos seus minerais. Há regiões em que a água apresenta excesso de magnésio e de cálcio(também chamada de água dura), o que dificulta a ação de limpeza dos sabões comuns. Por isso, a indústria adiciona sequestrantes a essa fórmula, que removem esses minerais em excesso e permitem que o sabão possa agir sobre a gordura. Dessa forma, os sabões /detergentes caseiros podem ser menos eficientes em alguns casos, dependendo das características das águas utilizadas na lavagem da louça.

Como ocorre com qualquer produto de limpeza, mantenha o conteúdo longe do alcance de crianças.

Fonte da Matéria:
http://www.ecycle.com.br/component/content/article/67-dia-a-dia/983-detergente-caseiro-economico-e-sustentavel.html


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe