Trash League
Jornal da Escola C.e. Sesi 344 de Ribeirão Preto
Pesquisa

Sabão Reciclado
Por Bruna Franco Fioroto (Aluna, 2015/6A), em 2015/10/29171 leram | 0 comentários | 75 gostam
Barão de Mauá 2015 - 6A
O processo de reutilização do óleo, mais que benefícios socioambientais,
pode trazer também, crescimento econômico e financeiro.
Segundo Josenildes Gomes, engenheira química da Universidade Federal da Bahia (UFBA), para cada litro de óleo descartado incorretamente, 10 mil litros de água são contaminados.

Portanto, para auxiliar o meio ambiente, estamos criando a empresa SABECO, que busca analisar a viabilidade de se empreender uma fábrica de sabão reutilizando o óleo vegetal que é utilizado na preparação de alimentos.
No processo de fabricação, todo óleo que é coletado nos postos de coleta voluntária, passa por um processo de decantação de resíduos, onde é retirado as impurezas e após esse período é realizada a mistura com componentes químicos, passando de seu estado líquido para sólido, finalizando assim, como um sabão em barra vegetal. Esta é uma forma de reutilizar o óleo usado, dando a ele um destino que cause menos impactos ao meio ambiente, além de gerar novas fontes de renda para a população.

Porém, não só nossa empresa pode ajudar na preservação da natureza, você também pode! Qualquer pessoa pode fabricar seu próprio sabão caseiro, reutilizando o óleo e economizando na compra de outros sabões vendidos no mercado que também poluem rios e lagos, conforme receita a seguir.

Ingredientes:
Primeiro separe os ingredientes:
- 500ml de água
- 1 litro de óleo de cozinha (coado).
- 250g de soda cáustica
- Detergente e sabão em pó (a critério)

Modo de preparo:
Coloque a água para ferver a aproximadamente 70º Celsius. Antes de levantar fervura, retire do fogo e adicione a água à soda cáustica (mas mantenha distância e cuidado, pois podem ocorrer pequenas explosões de gases nessa fase do processo). Depois de misturados, os dois ingredientes, espere, sempre mexendo, até que a soda derreta. Depois de dissolvida, adicione o óleo de cozinha usado (deve estar coado – com esponja de aço ou peneira bem fina – para que não sobre nenhum resíduo). Continue mexendo até a mistura ficar homogênea e um pouco mais grossa.
Durante o preparo, se preferir, pode acrescentar um pouco de sabão em pó, que ajuda a formar espuma, e sabão líquido, que deixa cheiroso e mais macio. Outra opção, segundo a engenheira Josenildes, é acrescentar também anilina, para dar coloração ao sabão.
A agitação do líquido deve ser feita entre 30 e 45 minutos, até que a mistura esteja um pouco mais grossa. Depois de pronto, despeje o produto em qualquer assadeira que tenha em casa e que esteja forrada com saco plástico. Leve para o sol e espere secar. Ele fica consistente em torno de dois dias. Aguarde mais 10 dias para utilizá-lo.

Cuidados:
Dois cuidados importantes devem ser tomados no preparo do sabão.
O primeiro é na mistura dos ingredientes, que deve ser feita em vasilha plástica. E para mexer os ingredientes não pode ser utilizada colher de metal, e sim de madeira. Não se pode usar nada de metal em nenhum momento do processo, pois ele pode reagir com a soda cáustica, de acordo com a engenheira.

Viram como é fácil?
Agora vamos por em prática, o meio ambiente precisa de nós!

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe