O Tagarela
Jornal da Escola Básica da Senhora da Hora
Pesquisa

Dicas para estudar
Por Ruben Semedo (Aluno, 5ºF), em 2018/12/03866 leram | 2 comentários | 225 gostam
Deve-se estudar sempre para os testes e não nas vésperas deles.
Aqui ficam algumas dicas para aprenderem melhor.
1. ESCOLHA UM LOCAL

Decida onde vai estudar para as suas provas. Esse lugar deve ser escolhido de acordo com as suas necessidades de estudo, tendo em conta as suas dificuldades e facilidades no que respeita à matéria a estudar.

2. USE ESBOÇOS

Use cadernos de anotações ou apresentações em Power Point para fazer esboços do assunto que está a ser discutido em aula ou nas sessões de esclarecimento de dúvidas.

3. ENSINE O CONTEÚDO

Uma das melhores técnicas de estudo é ensinar a matéria que está a estudar a alguém que não está familiarizado com o tema.

4. FAÇA LISTAS DE PALAVRAS-CHAVE

Uma boa técnica de estudo é escrever uma lista com as principais palavras dos textos e das aulas. Depois da lista pronta, leia o material e adicione informações importantes que se relacionem com essas palavras-chave.

5. ASSISTA A DOCUMENTÁRIOS

Dependendo da matéria que está a estudar, como ciências ou história, é possível encontrar filmes que se relacionem com o tema. Dê preferência aos documentários! Faça uma verdadeira “sessão de cinema”, com pipocas, snacks e convide os seus amigos. Da mesma maneira, se está a estudar uma língua estrangeira, pode alugar filmes. Dê preferência aos filmes que já viu anteriormente, pois assim consegue compreender o contexto sem as legendas.

6. USE GRÁFICOS E TABELAS
Se está a estudar com base em algum livro disponibilizado pela escola ou pelo professor, tire cópia de todos os diagramas, caixas, gráficos, tabelas ou mapas e anexe tudo no seu caderno. Além disso, faça cópias extra e retire algumas informações.

7. RESOLVA PROBLEMAS

Se a matéria faz parte da área das ciências exatas volte ao início do capítulo estudado e refaça alguns dos exercícios do livro. Comece com os mais básicos e vá aumentando a dificuldade à medida que vai estudando. Desta maneira o material do exame vai parecer mais fácil e conseguirá resolver as questões com mais agilidade.



Visto em:
http://noticias.universia.pt/ - 7 dicas para estudar para provas e testes


Comentários
Por José Fonseca (Aluno, 5ºE), em 2019/01/17
Estas dicas são certamente uma ajuda e é óbvio que as vou utilizar!!!
Por Manuela Marafona (Leitora do Jornal), em 2019/01/18
Gostei de ler o teu artigo, com certeza vai ajudar muito os teus colegas a estudar.

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe