O Tagarela
Jornal da Escola Básica da Senhora da Hora
Pesquisa

Sabes o que é a legionela?
Por Rute Fonseca (Familiar de aluno), em 2017/11/07908 leram | 0 comentários | 282 gostam
Um guia simples para percebermos que doença é esta, de que temos ouvido falar nos últimos dias. Fica já a saber que não se transmite de pessoa para pessoa.
O QUE É?
É uma bactéria que vive em ambientes de água doce. Pode existir em reservatórios naturais, como lagos e rios, ou reservatórios artificiais, como sistemas de água doméstica (como temos em casa), humidificadores, sistemas de condicionamento de ar, piscinas, jacuzzis, etc.

COMO SE TRANSMITE?
Transmite-se por via respiratória (aérea), através da inalação de gotículas de água (aerossóis) contaminadas com bactérias. Não se transmite de pessoa a pessoa.

QUEM ESTÁ MAIS EM RISCO?
Pessoas com mais de 50 anos, que sofram de doenças respiratórias ou fumem.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
Tosse, febre e dificuldades respiratórias.

COMO SE CONTROLA?
Através da limpeza, desinfeção da fonte de infecção (sistemas de água doméstica, humidificadores, piscinas, jacuzzis, etc). Não há vacina para esta doença, mas trata-se com antibióticos.

O QUE PODES FAZER?
Uma vez que a legionella apenas se transmite por inalação de gotículas de água, não existe qualquer risco no consumo de água canalizada, seja para beber ou para cozinhar.
A doença não se transmite de pessoa para pessoa, pelo que não há qualquer problema no contacto com familiares ou amigos que já tenha contraído a doença.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe