Solta Palavras
Jornal do Agrupamento de Escolas de Sobreira
Pesquisa

VISITA À TORRE DO CASTELO DE AGUIAR DE SOUSA
Por Administrador (Professor), em 2017/03/15290 leram | 0 comentários | 81 gostam
Parabéns, pela nossa visita de estudo, aos alunos e professores das turmas do 3.º ano de escolaridade e do 4.º A, da Escola Básica de Recarei, e ainda à doutora Antónia e doutora Rosário, afetas aos serviços educativos da CM de Paredes.
Nos dias dois e nove de março de 2017, visitámos na cidade de Paredes a Biblioteca Municipal. Todos os alunos viajaram no autocarro camarário durante o período da tarde.
Fomos ver uma exposição muito importante. O tema geral era a Rota do Românico, contudo, devido ao facto de um número apreciável de alunos serem naturais de Aguiar de Sousa e ou do concelho de Paredes, demos mais importância à Torre do Castelo de Aguiar de Sousa e à sua Carta de foral, atribuída por D. Manuel I, em 1513, em “Terras do Souza”, ou seja, atual concelho de Paredes.
Um castelo é uma construção em lugar muito alto, com muralhas e torres, destinada à defesa de uma povoação. O castelo de Aguiar de Sousa serviu para travar os mouros, que queriam ocupar o território e dominar os habitantes da Península Ibérica. Do Castelo de Aguiar de Sousa, do século X, anos novecentos, apenas restam vestígios da torre, quadrangular, no topo do monte com a muralha oval de xisto em seu redor. Já foi de grande importância na defesa do território, mesmo antes da fundação da nacionalidade, principalmente, de “Portus Cale”, correspondente à atual cidade portuguesa do Porto, de cujo nome provém a designação Portugal.
Os meninos receberam recordações alusivas: o mapa da Rota do Românico; um postal; um marcador; e um folheto. O postal e o folheto apresentam a imagem histórica e imponente da torre do castelo.
O próximo passo será visitar concretamente a torre do castelo…

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe