Solta Palavras
Jornal do Agrupamento de Escolas de Sobreira
Pesquisa

FEIRA DE SÃO MARTINHO
Por Administrador (Professor), em 2015/12/09359 leram | 0 comentários | 111 gostam
Comemorou-se, no dia 11 de novembro, o dia de S. Martinho na nossa escola!
A manhã deste dia começou mais agitada do que nos dias normais, com o corrupio dos alunos e o vai e vem dos carros que paravam para descarregar e rapidamente dar lugar a outros, cujo objetivo era exatamente o mesmo.
As barraquinhas foram tomando forma para expor os produtos, à espera que os compradores fizessem as suas escolhas e enchessem os sacos, sinal de terem contribuído para um bem comum. Pais, tios, avós, vizinhos e conhecidos dos alunos vieram à escola. Foi um frenesim!
E houve muito por onde escolher: hortaliças, vegetais e frutos da época; compotas, bolos e bolachas. As mais de duas dezenas de bancas encheram-se de artigos e, umas mais depressa do que outras, também se esvaziaram. Alguns alunos inspiraram-se nas brincadeiras de outros tempos e improvisaram jogos com latas e materiais afins. O PES – Projeto “Educação para a Saúde – aproveitou para promover o consumo de fruta com sumos de laranja e salada de variados frutos.
A feira foi também palco de animação, música e dança que contribuíram para o clima de festa, impregnado do cheiro de castanhas a estalar. Houve quem dissesse que a festa de São Martinho, que anualmente se celebra em Penafiel, se mudou para a Escola Básica de Sobreira. Não faltou quem se espantasse com a quantidade de visitantes. Um dos entrevistados referiu: “Todos os anos a Feira de São Martinho evolui. É como um filme: os protagonistas são os alunos; os pais e as outras pessoas ajudam como podem.” O sol brilhante e o céu azul, num dia de novembro a fazer lembrar o verão, também ajudaram a encher o recinto de entusiasmo. Cumpriu-se a lenda de que se fala adiante.
A manhã estava a acabar e a feira aproximava-se do fim, era chegada a hora de chamar os clientes para os preços baixos dos produtos sobrantes. Era a última oportunidade e todos se mobilizaram para rematar o que restava e deixar tudo limpo.
Mais um ano se passou, outra feira se realizou e a tradição manteve-se.
Até para o ano! Fiquem com a lenda de São Martinho.

                        A lenda de São Martinho
Segundo reza a lenda, num dia frio e chuvoso de outono , um valente soldado romano, de nome Martinho, regressava de Itália para a sua terra, algures em França, montado no seu cavalo, quando encontrou um mendigo. Vendo-o a morrer de frio e sem nada que lhe pudesse dar, Martinho parou o cavalo e em seguida, com a espada, cortou a meio a sua capa, dando metade ao mendigo.
  Apesar de mal agasalhado e de chover torrencionalmente, o cavaleiro continuou o seu caminho, mas, de repente, a tempestade desfez-se e um sol radiante inundou o céu de luz e calor.
  Por isso, todos os anos, nesta altura, mesmo sendo outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o verão de S.Martinho!


                      Alexandra Alves, Cristiana Rocha, Mara Oliveira, 8.º A

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe