Solta Palavras
Jornal do Agrupamento de Escolas de Sobreira
Pesquisa

QUEBRAR BARREIRAS
Por Administrador (Professor), em 2015/12/09345 leram | 0 comentários | 108 gostam
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro, desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.
A data tem como principal objetivo a sensibilização e motivação para uma maior compreensão da deficiência e a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.
Cada ano, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, tem um tema específico e o deste ano é "A inclusão importa: acesso e capacitação para pessoas de todas as habilidades".
A nossa turma, 4.º B da Escola Básica de Recarei, participou numa atividade relacionada com esta data a convite do Núcleo da Educação Especial do Agrupamento. Foi-nos entregue uma peça de um puzzle de cerca de 1m2 para trabalhar o tema. Usamos todas as técnicas e materiais nossos conhecidos e, durante os intervalos de uma semana de aulas, fomos montando o nosso trabalho que tem a participação de todos. Foi preciso pintar o fundo, colar pedras para demarcar caminhos, canteiros e até um charco cheio de biodiversidade, fazer bonecos (cabeça, cabelo, rosto, ...), acessórios (uma árvore em três dimensões com pássaros, cadeiras de rodas, mochilas,...). Em cada dia surgia uma nova ideia e, se a peça ficasse mais uns dias na sala, o trabalho não acabava!
No dia três de dezembro, realizou-se uma cerimónia no Salão Nobre, tendo na mesa representantes da Câmara Municipal (Dra. Hermínia, responsável pela Ação Social, Dr. Pedro Mendes, em representação do Presidente Celso Ferreira, Vereador Cândido Barbosa, representantes da Segurança Social e Centro de Emprego e dois Presidentes de Juntas de Freguesia (Baltar e Duas Igrejas).
Foi referida a importância de reconhecer o valor destas pessoas, nas suas diferenças e de lhes dar oportunidades pois a responsabilidade do bem-estar destas pessoas é de todos nós.
Foram ainda proferidas palavras de reconhecimento para quem trabalha diariamente com estas pessoas.
No fim da sessão no Salão Nobre, cada grupo colocou a sua peça no puzzle. A representar a turma, o David e a Alice, Delegado e Subdelegada da turma, colocaram a nossa entre as outras doze. Ficou um quadro muito bonito, marcado pela diferença nas técnicas utilizadas e na mensagem apresentada.
Para encerrar a cerimónia, a turma atuou, com as canções “Quebrar barreiras” e “Um amigo”, para mostrar às pessoas que todos estão sensibilizados para a diferença e empenhados em contribuir neste projeto de melhorar a vida destas pessoas. A acompanhar a canção, tocamos cavaquinho e como primeiro declamamos o refrão, todos nos acompanharam a cantar.
Foi uma atividade muito diferente e especial!

                                             4.º B, Escola Básica de Recarei

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe