Notícias em Geral
Pesquisa

BENTO XVI, APÓSTOLO DA JUVENTUDE
Por Silvério Parada Junior (Leitor do Jornal), em 2013/02/16425 leram | 0 comentários | 122 gostam
ESTA É A JUVENTUDE DO PAPA
“Esta é a juventude do Papa”; é o coro que ainda está guardado no coração de milhões de jovens no mundo que acompanharam o Papa Bento XVI nas três últimas Jornadas Mundiais da Juventude. Após conhecer o anúncio de sua renúncia ao Pontificado rendemos uma homenagem a quem já poderia considerar-se um “Apóstolo da Juventude”.

“Eu sou dessa juventude do Papa”

“Eu sou dessa juventude do Papa” é a mensagem que com orgulho jovens ao redor do globo vem publicando nas redes sociais após saberem da notícia que Bento XVI renunciará ao Pontificado no próximo dia 28 de fevereiro.

Como é o caso desta mensagem escrita pela jovem espanhola Pilar Martín e amplamente difundida no Facebook: “Sim, eu sou dessa juventude do Papa. Dessa juventude que bradava o nome de Bento XVI pelas ruas de Madri e no aeroporto de “Cuatro Vientos” há dois verões. Dessa juventude pela qual um homem de 83 anos suportou mais de 40 graus e um vendaval de ar e chuva. Dessa juventude a quem o Papa ensinou que igual àquela noite resistimos sob a chuva, com Cristo poderemos também superar todos os obstáculos da vida. Sou dessa juventude na qual o Papa confia, a que pede que esteja sempre alegre, e que dê testemunho em todas as circunstâncias. Sou dessa juventude que hoje vê como seu Papa, sem forças por sua avançada idade, humildemente deixando o lugar a seu sucessor para guiar a Igreja de Cristo. Sim, sou dessa juventude que deve agradecer a Bento XVI tudo o que lhe ensinou, não só através de suas palavras, mas também com seu exemplo de entrega ainda nas dificuldades. Hoje é dia para dar graças a Deus por Joseph Ratzinger, porque um dia o elegeu e o pôs a nosso serviço. Hoje é dia para rezar por ele, para rezar por nosso futuro Papa e rezar pela Igreja de Cristo. Esta é a juventude do Papa e esta é a juventude da Igreja! Viva o Papa!”.

“Sede testemunhas da verdadeira alegria”

Entre as mensagens que dirigiu Bento XVI nas Jornadas Mundiais da Juventude, uma das que mais marcou aos jovens foi o chamado que lhes fez a ser “testemunhos da verdadeira alegria”.

“Queridos amigos, quero encorajá-los a serem missionários da alegria. Não se pode ser feliz se os demais não são. Por isso, temos que compartilhar a alegria. Ide contar aos demais jovens vossa alegria de haver encontrado aquele tesouro precioso que é Jesus mesmo. Não podemos conservar para nós a alegria da fé; para que esta possa permanecer em nós, temos que transmiti-la. São João afirma: ‘Isso que temos visto e ouvido os anunciamos, para que estejas em comunhão conosco… Os escrevemos isto, para que nosso gozo seja completo’”, assinalou Bento XVI em uma mensagem que dirigiu aos jovens no Vaticano em março de 2012.

Três Jornadas Mundiais da Juventude com Bento XVI

Três foram as Jornadas Mundiais da Juventude das quais participou o Papa Bento XVI. A primeira ocorreu meses depois de iniciar seu Pontificado em 2005 em Colônia, Alemanha, evento que teve como lema “Viemos adorar-lhe”.

Em julho de 2008, acompanhou os jovens na JMJ celebrada em Sydney, Austrália, com o lema “Recebereis a força do Espírito Santo e sereis meus testemunhos”; e a JMJ de Madri celebrada em agosto de 2011 com o lema “Arraigados e edificados em Cristo, firmes na fé”. Bento XVI não participará da JMJ de Rio de Janeiro que ocorrerá em julho próximo. (EPC/GPE)

Por Gaudium Press / Sonia Trujillo


Comentários

Escreva o seu Comentário