Notícias em Geral
Pesquisa

PERCURSO DO ÍCONE DE N.S. SAPIENTIAE N FACULDADES
Por Silvério Parada Junior (Leitor do Jornal), em 2013/02/09238 leram | 0 comentários | 115 gostam
Percurso do Ícone de Nossa Senhora da Sapientiae nas Universidades Católicas
A missa de encerramento da reunião do Conselho Episcopal Pastoral foi celebrada pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e arcebispo de Aparecida (SP), cardeal dom Raimundo Damasceno. A celebração, realizada na sede da CNBB, em Brasília, foi marcada pelo envio do ícone de Nossa Senhora da Sapientiae, que, dia 7 de fevereiro, iniciou a peregrinação pelas Universidades Católicas do Brasil.

No início da celebração, dom Damasceno ofereceu a missa em homenagem às vítimas do incêndio em Santa Maria (RS). “Que Nossa Senhora da Sabedoria conforte a ausência irreparável destes jovens profissionais e acompanhe o sofrimento de todas as suas famílias”. Durante a homilia, o cardeal ainda lembrou que o Evangelho é um pequeno manual de instruções do missionário, escrito em épocas arcaicas, mas com indicações essenciais e válidas para todos do meio acadêmico.

Na missa estiveram presentes, a assessora da Associação Nacional das Escolas Católicas (Anec), Andrea Lobão, e do capelão da Universidade Católica de Brasília, padre Antônio Carlos Figueireido.

O Ícone foi enviado pelo Vicariato de Roma, para o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação, e bispo auxiliar de Belo Horizonte, dom Joaquim Giovanni Mol Guimarães, para que o ícone percorra as Universidades Católicas, por motivo, também, da Jornada Mundial da Juventude.

De acordo com dom Joaquim Mol, a peregrinação tem um propósito muito importante. “É para que Maria acompanhe a fé do nosso povo no seu dia a dia, em seu peregrinar pelas Universidades Católicas, cujo objeto é o conhecimento e o estudo, para que a pesquisa seja autêntica sabedoria, apreendida das mãos de Maria”, afirmou o bispo. Dom Mol ainda disse que o ícone trará união. “Este ícone une a todos aqueles universitários de outros países, que, em outros momentos oraram entorno do ícone, como podemos observar nos adesivos e símbolos colados no dorso da imagem”, explanou.

A peregrinação de Nossa Senhora pelas Universidades incentivará as ações missionárias e atividades diversas em vista da evangelização da comunidade acadêmica. “Orações, celebrações, revestidas da arte e da beleza do ícone, contribuirão para unificar a busca da verdade e do conhecimento de todos aqueles que nas universidades vivenciam essa caminhada”, explicou assessora da Comissão Episcopal Pastoral para Educação e Cultura, da CNBB, irmã Maria Eugênia Lloris.

A peregrinação partiu rumo à Universidade Católica de Brasília. O percurso é organizado pela Anec e o Setor Universidades da CNBB. No dia 23 de fevereiro, o ícone seguirá para Goiânia (GO), em seguida irá para Palmas (TO), mas peregrinará pelas diferentes regiões do Brasil, ficando aproximadamente 15 dias em cada lugar.

A peregrinação finalizará no Congresso Mundial das Universidades Católicas, que acontecerá, entre os dias 18 e 21 de julho de 2013, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, no campus Coração Eucarístico. Em seguida, o ícone seguirá rumo ao Rio de Janeiro, para a Jornada Mundial da Juventude, e, posteriormente, será devolvido a Roma.

Por CNBB


Comentários

Escreva o seu Comentário