Notícias em Geral
Pesquisa

ENTENDENDO A MISSA E COMO SE PREPARAR PARA ELA-2
Por Silvério Parada Junior (Leitor do Jornal), em 2013/02/06391 leram | 0 comentários | 140 gostam
A CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA PASSO-A-PASSO CONTINUAÇÃO
Aqui vão algumas recomendações para melhor se preparar no dia da Missa, pouco antes de sair de casa.
Vestimenta:
Certifique-se que a vestimenta que irá usar é condizente com o ambiente que você irá. Não é próprio usar roupas que de certa forma exponham o corpo tanto do homem quanto da mulher. Lembre-se que a igreja é um local sagrado, onde você se estará diante do Santo dos Santos, partilhando sua páscoa e vivendo seu sacrifício no momento da Consagração e da Sua comunhão. Blusas decotadas, bermudas, shorts, chinelos e sandálias, saias curtas e vestidos cavados não demonstram o devido respeito a Sagrada Eucaristia e a Liturgia que ali será realizada.
Bíblia ou Liturgia Diária:
Certifique-se de que está levando sua Bíblia, com os textos das leituras do dia devidamente separados, para que durante a Liturgia da Palavra, você possa acompanhar o que está sendo lido e também auxiliar um irmão próximo que não esteja portando a Sagrada Escritura. É licito e salutar você adquirir um Exemplar de um livro da Liturgia Diária ou Deus Conosco para acompanhar a Santa Missa. Porem, devemos lembrar que a Celebração não é mecânica, ou seja, estas ferramentas nos servem como auxilio para nos localizarmos nos momentos da celebração e acompanharmos as leituras na falta da Nossa Bíblia. De maneira nenhuma devemos substituir a Bíblia por estes artefatos e nem deixar de aproveitar os passos da Missa em função de ficarmos acompanhando mecanicamente o que está acontecendo. Este é um dos maiores motivos pelo qual muitas pessoas não gostam de assistir a missa, pois são “obrigadas” a ficarem lendo o “jornalzinho”. Não devemos cair neste equivoco.
Verificar se toda a família ou seus acompanhantes estão prontos para a celebração:
Certifique-se que seus filhos, cônjuges, pais, familiares e amigos já estão prontos para irem a igreja. Não deixe para verificar na ultima hora se todos já estão vestidos, com suas leituras destacadas e com a devida confissão em dia.
Exame de consciência prévio:
É salutar você refletir sobre possíveis atos cometidos que vão em discordância com os mandamentos de Deus e da Igreja. Faça uma reflexão sobre tudo o que você fez desde sua última confissão até aquele momento. Caso você verifique que cometeu um pecado mortal (Transgressão a Vontade de Deus com Intenção, possibilidade e ciência), procure um confessor antes de iniciar a celebração. Algumas Igrejas promovem uma confissão alguns minutos ou horas antes das celebrações. Não espere este momento para se confessar, mas se for necessário, procure o padre e reconcilie-se com Cristo e com a Igreja.
Oração para o Anjo da Guarda no momento de sair de casa:
Reze para seu anjo da guarda lhe conduza até a igreja e depois de volta a sua casa com segurança e paz para sua família e entes queridos que estiverem lhe acompanhando e para os demais fiéis do mundo que em algum lugar estão indo para alguma celebração. Para quem não lembrar, a Oração para o Santo Anjo da Guarda é a seguinte: “Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém”
Indo para a Casa do Pai:
Se for a pé, lembre-se de convidar as pessoas a irem a Missa senão naquele domingo, no próximo. Se você for de carro ou tiver a possibilidade de ouvir um player de música, procure escutar Hinos Católicos, de preferência que suscitem o assunto que será abordado naquele domingo. isto ajudará não apenas a você, mas as pessoas que te acompanham a entrar no clima de oração ainda no caminho a Casa de Deus.

Ao chegar ao templo, devemos nos lembrar que acabamos de adentrar um local Santo, onde nosso Senhor Jesus Cristo se dará em sacrifício para a expiação de nossos pecados e do mundo inteiro. É importante que respeitemos algumas condutas de boas maneiras para com a Casa do Senhor. São Elas:
Horário de Chegada:
É um grande desrespeito e falta de educação com o Nosso Senhor Jesus Cristo chegarmos atrasados na Missa, pois ali está o nosso Salvador para nos receber com alegria e festa. Para evitarmos este constrangimento com o Senhor, procuremos chegar no máximo com 15 minutos de antecedência ao inicio da Celebração. Caso você precise se confessar antes e a Igreja abra esta possibilidade, procure chegar com pelo menos uma hora de antecedência para assim não comprometer o horário das confissões e ainda dar tempo de realizar a penitência estipulada pelo sacerdote.
Jejum Eucarístico:
O Código de Direito Canônico, em seu cânon 919/1, estabelece a seguinte legislação: “Quem quer que esteja para receber a Sagrada Comunhão deve abster-se por pelo menos uma hora antes da Comunhão de qualquer comida ou bebida, com a única exceção de água e medicamentos”. Note que o texto do CDC diz para se fazer jejum uma hora antes da Comunhão, ou seja, uma hora do momento exato que você irá receber a Sagrada Comunhão. Porem, este tempo pode ser variável de acordo com os eventos a serem realizados durante a celebração, como a homilia, orações e demais acontecimentos litúrgicos previstos para o dia da celebração. Portanto, é recomendável você preservar um jejum de pelo menos uma hora antes do Inicio da Celebração. Assim, você garantirá que no momento de receber o Corpo de Cristo estará em santo jejum.
Visita ao Sacrário:
Nada mais educado e polido que ao chegar na casa de alguém, você primeiramente cumprimentar o dono desta casa. Portanto, quando chegamos a casa de Deus, devemos cumprimentar-lo. A Fé da Igreja prega a presença real de Cristo na Eucaristia e o local onde as Hóstias Consagradas são armazenadas dentro da igreja é o Sacrário, seja dentro do próprio templo ou na capela do Santíssimo Sacramento. Este local é ainda mais santificado e a nossa presença diante do Sacrário deve ser de profunda reverência e devoção. É ali o melhor lugar possível para que possamos conversar intimamente com Nosso Deus e agradecer por estarmos ali, diante dele, por nossa vida, pela vida de nossos familiares, íntimos e conhecidos e preparar nossa alma profundamente receber-lo dentro em breve.
Acomodar-se no templo e aguardar o inicio da celebração:
É o momento que devemos escolher nossos lugares, que fique o mais próximo possível do altar para melhor entendermos as palavras do celebrante e aguardarmos o inicio da Celebração EM SILÊNCIO. É comum vermos irmãos e irmãos dentro da igreja conversando alto de diversos assuntos aleatórios que em muito pouco ou nada tem haver com o momento que em breve iremos viver. Devemos respeitar os demais irmãos que estão ali no mesmo intuito de Adorar a Nosso Senhor Jesus Cristo e lembrar que nosso objetivo naquele lugar é um encontro com o Nosso Deus e não com nossos amigos e irmãos. Deixemos as conversas para o pátio da igreja após a Missa.

Seguindo estas recomendações, você estará preparando seu coração para receber Jesus Cristo plenamente e aprender com sua Palavra, levando para si a os frutos colhidos durante toda semana e uma nova missão ao fim da Celebração. Vida renovada e novos desafios serão enfrentados com mais serenidade e confiança em nossa vida, pois estaremos com nossa fé aumentada e em plena comunhão com Nosso Senhor e sua Igreja.

No próximo artigo abordaremos os Ritos Iniciais da Celebração Eucarística. Estaremos descrevendo cada momento litúrgico e assim, poder participar deles com entendimento e alegria.

Até a próxima queridos Irmãos! Paz e Bem sem nunca olhar a quem!

Fontes:

http://stdominic3order.blogspot.com/2007/12/jejum-eucarstico.html

http://catequisarcomamor.blogspot.com/2010/10/santa-missa.html

http://apostoladosagradoscoracoes.angelfire.com/eucasan.html


Comentários

Escreva o seu Comentário