Notícias em Geral
Pesquisa

DOM ALBERTO É NOMEADO P/ SERVIÇO NA CÚRIA ROMANA
Por Silvério Parada Junior (Leitor do Jornal), em 2013/02/01204 leram | 0 comentários | 149 gostam
NOMEAÇÃO DE COM ALBERTO PARA TRAVALHAR PELO VATICANO.
O papa Bento XVI nomeou neste sábado (27), dois bispos brasileiros para trabalhar em organismos da Santa Sé: Dom Alberto Taveira Correia, arcebispo de Belém/PA e assessor eclesiástico da RCCBRASIL, foi nomeado membro do Pontifício Cor Unum que também conhecido como "Conselho da Caridade do Papa" e Dom Francesco Biasin, bispo de Barra do Piraí, Volta Redonda/RJ, será membro do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso.

Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará, é membro da Comissão Episcopal para Textos Litúrgicos da CNBB. Foi nomeado Bispo Auxiliar de Brasília, sendo ordenado no dia 06 de julho de 1991, na cidade de Nova Lima/MG. Já foi membro da Comissão Episcopal de Vocações e Ministérios do Conselho Episcopal Latino-Americano, CELAM. Por mandato da CNBB, foi indicado Bispo Assistente Nacional da Renovação Carismática Católica, função que continua a exercer.

No dia 27 de março de 1996, o Papa João Paulo II criou a Província Eclesiástica e a Arquidiocese de Palmas, tendo Dom Alberto Taveira Corrêa como seu primeiro Arcebispo, onde permaneceu até março de 2010, lá ele implantou as principais estruturas da vida eclesial, como a Cúria Metropolitana, Fundação do Seminário e implantação de trinta e cinco das atuais trinta e seis paróquias da Arquidiocese. Foi presidente do Conselho Episcopal Centro-Oeste da CNBB.

Dom Alberto Taveira Corrêa é membro do Conselho Administrativo da Fundação “Populorum Progressio”, criada por João Paulo II para ajuda às populações camponesas, indígenas e afro-americanas da América Latina, tendo sido seu vice-presidente por dois mandatos. Ele foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará no dia 30 de dezembro de 2009, tendo tomado posse em 25 de março de 2010. É o décimo Arcebispo de Belém e o vigésimo Bispo desde a criação da circunscrição eclesiástica.


Comentários

Escreva o seu Comentário